Quais os órgãos que a endometriose atinge?

Índice

Quais os órgãos que a endometriose atinge?

Quais os órgãos que a endometriose atinge?

O que já se sabe, no entanto, é que essa doença inflamatória não acomete somente os arredores do útero e pelve, mas pode atingir também outros órgãos mais distantes. Apesar de serem mais raros, coração, pulmões e até o cérebro, são afetados em cerca de 10% dos casos.

O que acontece quando a endometriose se espalha?

A endometriose pode afetar órgãos distantes como o pulmão. No entanto, é importante destacar que, a doença não se espalha e não se comporta com um câncer, ou seja, a paciente não vai morrer em decorrência da endometriose.

Onde pode aparecer a endometriose?

É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Qual o perigo da endometriose no intestino?

Os riscos da endometriose intestinal Na grande maioria dos casos, as pacientes vão apresentar sintomas mais específicos, como dor abdominal, constipação ou diarréia, sensação de pressão ao evacuar, sangramento nas fezes e, em certos casos, até mesmo formação de estenose ou sub-oclusão intestinal.

Quem tem endometriose sente dor no peito?

Sintomas de endometriose nos pulmões dor/pressão no peito (pode sentir-se mais de um lado), que pode ser tão intensa obrigando a uma viagem até ao hospital. dor no peito pode irradiar para os ombros. dor pode ser mais preponderante no lado direito do peito.

O que acontece se não tratar a endometriose?

A endometriose afeta seis milhões de brasileiras segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Caracterizada principalmente por fortes dores, a doença pode causar infertilidade se não tratada da forma correta.

Qual os males que a endometriose pode causar?

A endometriose provoca inchaço abdominal e retenção de líquidos, porque acaba provocando uma inflamação nos órgãos em que se encontra, como ovários, bexiga, intestino ou peritôneo.

Quando chega o diagnóstico da endometriose?

Estima-se, internacionalmente, que o atraso no diagnóstico chegue a oito anos. Isso acontece muito por conta da não valorização das dores intensas no período menstrual, principal sintoma da enfermidade. A endometriose não só está associada à dor pélvica, mas também à ocorrência de infertilidade.

Qual a classificação da endometriose?

Classificação da endometriose. A endometriose pode ser classificada em três tipos: leve, moderada e grave. A diferença entre elas é baseada em uma pontuação que se faz nos achados intraoperatórios. Portanto, essa identificação só pode ser feita depois que a paciente foi operada ou submetida a uma videolaparoscopia.

Será que a endometriose é um câncer?

A endometriose é capaz de afetar até mesmo tecidos distantes, como o pulmão, o nervo ciático e o diafragma. No entanto, é importante destacar que, a doença não se espalha como um câncer, ou seja, o fato de surgir em outras regiões não é necessariamente sinal de agravamento.

Quando ocorre a endometriose profunda?

Endometriose profunda. A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença infiltram-se na parede de um órgão ou estrutura por mais de cinco milímetros (0,5 cm). Dentro deste tipo, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal (tecido que separa a vagina do reto).

Postagens relacionadas: