Como saber quem é o agente redutor e oxidante?

Índice

Como saber quem é o agente redutor e oxidante?

Como saber quem é o agente redutor e oxidante?

O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação.

Como saber se um agente e oxidante?

O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor. Se um elétron deixa um átomo, ele deve ir para outro lugar, de modo que os processos de oxidação e redução andam de mãos dadas.

O que é o agente redutor?

Definição - O que é Agente Redutor Substância que pode dar elétrons a outra substância ou diminuir os números de oxidação da outra substância. O redutor é a substância que possui o elemento que se oxida, causando a redução de outro.

Quem se reduz e quem se oxida?

Agente oxidante: é aquele que aceita elétrons e é reduzido durante o processo. Agente redutor: é aquele que perde elétrons e que se oxida no processo. A redução e a oxidação sempre ocorrem simultaneamente.

Como saber qual é o melhor agente redutor?

Os melhores ou mais fortes agentes redutores são aqueles com o maior raio atômico; isto é, eles têm uma distância maior do núcleo para os elétrons que o cercam.

Quais são os bons agentes oxidantes?

Normalmente, compostos com altos estados de oxidação, como nitratos (NO 3– ), permanganatos (MNO 4–) e cromatos (CrO 42-) são bons oxidantes. Como regra geral, bons agentes redutores são maus agentes oxidantes e bons agentes oxidantes são agentes redutores ruins.

Será que um átomo é um agente oxidante?

Se um átomo é um agente oxidante em uma reação, seria um agente redutor se a reação fosse revertida. Se um átomo age como um agente oxidante ou redutor depende da direção em que a reação é espontânea. As reações ocorrem espontaneamente se seus produtos são relativamente mais estáveis que seus reagentes.

Quais são os agentes oxidantes e agentes redutores?

No cotidiano existem muitos exemplos da atuação de agentes oxidantes e de agentes redutores. Veja alguns deles e, lembre-se, porém, de que em todos os casos a redução ocorre simultaneamente à oxidação; portanto, se há um agente redutor, também existe um agente oxidante.

Por que os agentes oxidantes são maus?

Como regra geral, bons agentes redutores são maus agentes oxidantes e bons agentes oxidantes são agentes redutores ruins. Outra maneira de estimar a força relativa de um oxidante é determinar seu potencial padrão de eletrodo, medido em volts.

Postagens relacionadas: