Como detectar uma gravidez molar?

Índice

Como detectar uma gravidez molar?

Como detectar uma gravidez molar?

Os sintomas da gravidez molar podem ser semelhantes aos de uma gravidez normal, como atraso menstrual, mas após a 6ª semana de gestação pode haver:

  1. Aumento exagerado do útero;
  2. Sangramento vaginal de coloração vermelho vivo ou marrom escuro;
  3. Vômitos intensos;
  4. Pressão alta;
  5. Dor abdominal e nas costas.

Quais os riscos da gravidez molar?

A mola hidatiforme, também conhecida por gravidez molar, é uma das várias patologias que podem levar à interrupção da gestação. Além de causar aborto, a doença pode evoluir para tumor trofoblástico gestacional, uma forma maligna que, se não tratada correta e precocemente, pode colocar a vida da mãe em risco.

Quais os tipos de gravidez molar?

Existem dois tipos de gravidez molar: completa e parcial. Na forma da Gravidez Molar Completa, o tipo mais frequente e de maior risco, o óvulo não possui núcleo ativo, e os cromossomos do espermatozoide se duplicam. Sendo assim, não há a formação de tecidos placentários impossibilitando a evolução fetal.

O que causa a doença Trofoblastica gestacional?

As DTGs vilosas são o resultado de uma gestação aberrante com o cariótipo anormal devido a uma fertilização incorreta, que vai ocasionar a proliferação anormal do trofoblasto. Assim, podem formar os anexos embrionários atípicos e não formar o feto, ou formar um feto anômalo.

Quem teve mola hidatiforme pode engravidar de novo?

Toda mulher que teve mola hidatiforme deve continuar o acompanhamento até o final, fazendo a dosagem de hCG de acordo com o solicitado pelo médico. Após o acompanhamento, a mulher poderá engravidar novamente, apesar de haver um pequeno risco de uma nova gravidez molar.

Estou grávida e fiz uma ultrassom e não aparece nada?

Muitas vezes, a idade que a paciente acha que está de gestação, não bate com a idade de gravidez vista pelo exame de ultrassom. Por isso, quando não se vê nada no exame, sempre pede-se que seja repetido após 7-10 dias. Aguarde uma nova avaliação e vá ao obstetra para tirar todas as suas dúvidas!

Quais são as chances de ter gravidez molar depois da outra?

Toda mulher que teve mola hidatiforme deve continuar o acompanhamento até o final, fazendo a dosagem de hCG de acordo com o solicitado pelo médico. Após o acompanhamento, a mulher poderá engravidar novamente, apesar de haver um pequeno risco de uma nova gravidez molar.

Como é feita a curetagem de uma gravidez molar?

Neste procedimento, a abertura do colo do útero é dilatada e com auxílio de um instrumento especial (cureta) é feita uma raspagem no interior do útero para remover todo o tecido molar, o que se denomina curetagem. O procedimento leva cerca de uma hora e pode requerer anestesia geral.

Como se desenvolve a mola hidatiforme?

As molas hidatiformes não são cancerosas, mas podem se tornar uma doença trofoblástica gestacional cancerígena. Existem dois tipos de gravidez molar: a mola hidatiforme completa que na maioria das vezes se desenvolve quando um ou dois espermatozoides fertilizam um óvulo que não tem núcleo e DNA.

Quem já teve gravidez molar?

A dona de casa, Marcilene Costa, de 29 anos, conta que teve o sonho interrompido de ser mãe mais uma vez. Ela é mãe de três crianças e teve a gravidez molar diagnosticada no terceiro mês da quarta gestação e faz o tratamento há seis no ambulatório.

What are the signs of a molar pregnancy?

A molar pregnancy may seem like a normal pregnancy at first, but most molar pregnancies cause specific signs and symptoms, including: Dark brown to bright red vaginal bleeding during the first trimester. Severe nausea and vomiting. Sometimes vaginal passage of grapelike cysts. Pelvic pressure or pain.

What causes molar pregnancy?

Causes. A molar pregnancy is caused by an abnormally fertilized egg. Human cells normally contain 23 pairs of chromosomes. One chromosome in each pair comes from the father, the other from the mother. In a complete molar pregnancy, an empty egg is fertilized by one or two sperm, and all of the genetic material is from the father.

What are the types of molar pregnancy?

There are two types of molar pregnancy, complete and partial. Complete molar pregnancies have only placental parts (there is no baby), and form when the sperm fertilizes an empty egg.

What is a hydatidiform mole pregnancy?

Molar pregnancy. Print. A molar pregnancy — also known as hydatidiform mole — is a rare complication of pregnancy characterized by the abnormal growth of trophoblasts, the cells that normally develop into the placenta.

Postagens relacionadas: