Quais aspectos vinculam a psicologia da arte a psicologia em geral?

Índice

Quais aspectos vinculam a psicologia da arte a psicologia em geral?

Quais aspectos vinculam a psicologia da arte a psicologia em geral?

A percepção, a emoção, a criatividade e a imaginação são citadas por Vigotski (1999) como processos psicológicos em estreita relação com a arte. O processo de perceber a forma artística exige determinado modo de funcionamento do psiquismo e humanização dos sentidos.

Como o estudo da arte pode contribuir para sua formação em psicologia?

29), o contato com a obra de arte repercute dialeticamente nos processos mentais envolvidos na fruição, provocando uma expansão nas funções psicológicas como a percepção, a atenção e a memória. A própria polissemia da obra de arte instiga o indivíduo a encontrar novos sentidos a cada leitura.

O que é arte para Vygotsky?

A arte segundo Vygotsky (2009), é o movimento da reflexão humana sobre o pensamento emotivo que nos move, é criação e recriação de todo contexto macrossocial que envolve o homem em sua complexidade, é instrumento pedagógico de percepção e aconchego da realidade e das frustações humanas.

O que é estética na psicologia?

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos seres humanos. Já a Estética é área de atuação que utiliza técnicas para promover bem-estar físico e mental para pessoas que não se sentem bem com algumas “imperfeições” visíveis.

O que aborda a psicologia da arte?

A psicologia da interpretação artística Na psicologia da arte, estudam-se os impulsos criativos dos artistas e, ao mesmo tempo, analisam-se as teorias psicológicas que mais de adaptam a esses impulsos.

O que é Psicologia das artes?

A psicologia da arte é um campo da psicologia que tem como elementos de estudo a criação e a apreciação artística do ponto de vista psicológico.

O que é arteterapia na psicologia?

A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. O presente artigo aborda a arteterapia tendo como objetivo refletir sobre a arte como instrumento de trabalho no campo específico da Psicologia.

Como a arte é um fenômeno psicológico?

PSICOLOGIA E ARTE: A ARTE COMO UM FENÔMENO PSICOLÓGICO RESUMO A arte é geralmente entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem e... Home PagePsicologia e Arte: a arte como um fenômeno psicológico

Como pode ser concebido o vínculo entre psiquismo e arte?

Assim, o vínculo entre psiquismo e arte pode chegar a ser concebido de um modo tão direto ou imediato que a singularidade da obra é perdida de vista, ao mesmo tempo em que o psiquismo passa a ser simplesmente ilustrado pela obra.

Qual a relação entre arte moderna e psicanálise?

E, no entanto, é possível visualizar algumas aproximações entre arte moderna e Psicanálise: o fascínio pela origem e o valor atribuído aos sonhos, às fantasias e à sexualidade; a sensibilidade à mulher, à criança e ao louco; a reflexão sobre o estranho, a alteridade e a intersubjetividade.

Qual a diferença entre psicanálise e artes plásticas?

Na posição de espectador, confessa seus limites e suas afinidades estéticas, sugerindo uma diferença de estatuto entre as artes que constituem os pólos de referência da Psicanálise – literatura e artes plásticas.

Postagens relacionadas: