Como descontar uma duplicata?
Índice
- Como descontar uma duplicata?
- Quem pode descontar duplicatas?
- O que é operação de duplicata?
- Onde trocar duplicata?
- O que é antecipação de duplicatas?
- Como funciona a duplicata descontada?
- Qual o valor da duplicata descontada?
- Como calcular uma duplicata?
- Como deve ser contabilizada a duplicata descontada?
Como descontar uma duplicata?
Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita à prazo.
Quem pode descontar duplicatas?
O desconto de duplicatas é oferecido por instituições financeiras como os bancos, para garantir que haja esse fluxo no caixa. Geralmente, quem busca por esse tipo de recurso são empresas de pequeno e médio porte.
O que é operação de duplicata?
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. ... Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Onde trocar duplicata?
Também pode ser negociado o endosso da duplicata para o banco. Ele pode ser do tipo mandato, no qual a instituição financeira fica apenas com a responsabilidade de cobrar o credor, ou translativo, em que os direitos do crédito são transferidos.
O que é antecipação de duplicatas?
A antecipação de duplicatas consiste em antecipar o valor que sua empresa tem a receber e fazer o crédito desses valores à vista. Sua empresa receberá os valores à vista das vendas de serviços ou produtos à prazo.
Como funciona a duplicata descontada?
A duplicata descontada é uma opção de crédito junto às instituições financeiras, antecipando o valor que seria recebido em um outro momento. Ou seja, funciona como um adiantamento dos valores que seu negócio teria a receber das compras – ou adiantamento de recebíveis, antes do tempo previsto.
Qual o valor da duplicata descontada?
Nela consta o valor total que foi pago pelo cliente e o vencimento do título. As duplicatas descontadas, ou o desconto de duplicatas, diz respeito a uma operação na qual pode-se “vender” duplicatas para os bancos. Com isso, há uma antecipação do valor corrente.
Como calcular uma duplicata?
Para ajudar você a entender como calcular uma duplicata, vamos usar o exemplo de uma empresa X que deseja fazer um desconto de R$ 5.000, no prazo de 60 dias, com uma taxa de desconto ao mês de 2%. Como sabemos, a duplicata tem, além da taxa de desconto que são os juros, a taxa administrativa.
Como deve ser contabilizada a duplicata descontada?
Pergunta: A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo? Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida ...