Como descrever exame físico ginecológico?

Índice

Como descrever exame físico ginecológico?

Como descrever exame físico ginecológico?

O exame ginecológico engloba o exame das mamas, da genitália externa, da genitália interna. Lembramos que o exame pélvico deve ser realizado após ser explicado à paciente, pois existem fatores que justificam a sua realização, como alterações menstruais, dismenorreia, corrimentos e dor abdominal inexplicada.

Como descrever um colo uterino normal?

Palpar o colo uterino verificando: posição posterior, formato cilíndrico, comprimento, consistência elástica, superfície lisa e regular e hipersensibilidade, bem como palpar os fórnices.

Como descrever exame Citopatologico?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Como descrever o exame físico das mamas?

O exame das mamas divide-se em inspeção estática, dinâmica e palpação. Na inspeção estática, coloca- -se a paciente sentada de frente para o observador, com o tórax desnudo, e membros superiores relaxados ao lado do corpo.

Como fazer o exame de toque?

Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor.

Como é feito o exame bimanual?

O exame bimanual (parte 3): Seu médico/sua médica vai inserir um ou dois dedos em sua vagina. Com a outra mão, calmamente fará uma pressão na parte de baixo da barriga. Você pode sentir um pequeno desconforto quando ele/a pressionar alguns lugares, mas não deverá sentir dor.

O que observar no colo do útero?

O exame do colo do útero é feito através da realização de um exame citopatológico também conhecido como papanicolau, onde é recolhida uma pequena amostra de secreção vaginal e de células do colo do útero, usando uma espécie de cotonete ou uma espátula.

Como descrever ectopia?

Define-se ectopia como sendo a presença de epitélio colunar, incluindo glândulas e estroma, na ectocérvice. Em uma situação ideal, espera-se que o colo uterino esteja revestido por epitélio estratificado escamoso e a junção escamocolunar situada ao nível do orifício externo.

Como descrever uma coleta de preventivo?

O médico ginecologista examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.

O que é o exame citológico?

O exame citológico. A população em geral está mais familiarizada com os termos como papanicolau ou até mesmo “exame preventivo do colo do útero”. Mas afinal, que exame é esse? O Ministério da Saúde o define como um “teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero”.

Como preparar o exame ginecológico?

O preparo para o exame ginecológico deve incluir as seguintes recomendações prévias: Evitar o período menstrual, relações sexuais na véspera, realização de duchas vaginais ou a utilização de medicação intra-vaginal. Sugere-se o esvaziamento prévio da bexiga, a manos que se pressuponha a coleta de secreção uretral.

Qual o exame físico ginecológico?

EXAME FÍSICO GINECOLÓGICO Helio Humberto Angotti Carrara Paulo Meyer de Paula Philbert Antes da realização do exame físico ginecológico, há que se ter em mente que este exame possui características diferenciadas do exame físico de outras especialidades, devido a fenômenos pessoais, culturais, sociais e religiosos entre outros.

Como ficar ansiosa ao realizar um exame ginecológico?

É normal ficar ansiosa ao ter que realizar um exame ginecológico, como também é normal sentir-se envergonhada. Porém, o exame é simples, indolor e rápido! O médico que te atender vai saber como você se sente e será compreensivo e gentil nesse momento, disposto a esclarecer possíveis dúvidas.

Qual o vestuário adequado para o exame ginecológico?

Fornecer para a mulher um vestuário apropriado para o exame (camisola ou avental) ou, quando despida, cobri-la com lençol. Explicar previamente os procedimentos que serão realizados e as suas finalidades. Lavar as mãos e colocar luvas. Sugere-se realizar o exame o exame ginecológico como último tempo do exame físico.

Postagens relacionadas: