Como fazer o cálculo da VPL?
Como fazer o cálculo da VPL?
Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
Por que o cálculo do VPL é necessário Brainly?
I – O cálculo do VPL é necessário devido às incertezas envolvidas no futuro do negócio. O Valor Presente Líquido (VPL) é uma fórmula matemático-financeira que determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.
Qual o resultado do cálculo de VPL?
O resultado do cálculo é apresentado em valores monetários, unicamente. Outro indicador que pode ser utilizado para melhorar o entendimento do retorno do investimento é o TIR (Taxa Interna de Retorno). Ela serve para transformar o produto do cálculo de VPL em valores reais.
Qual a interpretação para o VPL?
A interpretação para o VPL é de que se for positivo o investimento é rentável e se for negativo não é rentável, e não compensa ao investidor. Os valores da VPL podem variar, ainda, conforme a taxa considerada, pois quanto maior for a Taxa Mínima de Atratividade menor será o VPL, como no gráfico abaixo:
Como calcular a VPL?
O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA). A fórmula para o cálculo da VPL é a seguinte: FC = Fluxo de caixa TMA = Taxa mínima de atratividade j = período de cada fluxo de caixa
Como saber se o VPL é positivo ou não?
Supondo o fluxo de caixa abaixo com taxa de desconto 5% ao mês, queremos saber se o VPL é positivo ou não. Se o fluxo for positivo, então o projeto é viável. Se for negativo a taxa é menor que a esperada e é melhor deixá-lo de lado. Infelizmente, a função VPL pode apresentar um pequeno problema para os mais incautos.