Como relatar os fatos na petição inicial?

Índice

Como relatar os fatos na petição inicial?

Como relatar os fatos na petição inicial?

Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.

  1. Os fatos são a história do seu cliente e as provas que ele possui.
  2. O direito é a regra jurídica que precisa ser aplicada e que você já sabia ou descobriu estudando e pesquisando.
  3. O pedido é a solução final – e mais algumas formalidades legais.

Como descrever os fatos?

Ouça em voz altaPausar5- Descrição dos fatos. A descrição dos fatos é a parte mais importante da peça e a que mais tem sido negligenciada pelos defensores. Os advogados precisam ter uma noção clara do que aconteceu, os motivos que levaram seus clientes a realizar o pedido. Tudo isso deve ser colocado de forma clara e que faça sentido.

Como terminar os fatos de uma inicial?

Ouça em voz altaPausarSempre que possível, é melhor ir direto ao ponto e ser conciso. Inclusive na hora de concluir a petição inicial com o pedido. O que for requerido deve ser coerente com os fatos apresentados e os fundamentos jurídicos expostos.

Como fazer uma boa petição inicial?

Passo a passo de como fazer uma petição inicial

  1. Defina uma estratégia. O jogo processual inicia muito antes da petição inicial. ...
  2. Adote o seu próprio modelo. ...
  3. Atente os requisitos da petição inicial. ...
  4. Narre a história do seu cliente. ...
  5. Deixe de lado a estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
  6. Elabore um bom fechamento.

Como escrever a petição inicial que todo juiz gosta de ler?

Juiz de Direito Ensina: Como escrever a Petição Inicial que todo juiz gosta de ler

  1. Objetividade. Quanto mais objetiva e reduzida for a petição, maiores chances da apreciação do juiz ser feita com mais cuidado. ...
  2. Seja breve. ...
  3. Evitem repetições. ...
  4. Documentos. ...
  5. Descrição dos fatos. ...
  6. Designer gráfico. ...
  7. Leitura.

Como pedir algo ao juiz?

Como despachar com o juiz?

  1. Ligue para a Vara e verifique os horários de audiência do juiz (alguns fazem pela manhã e outros somente a tarde).
  2. Se for processo eletrônico, já junte a petição nos autos.
  3. Chegue cedo, de preferência no horário das primeiras audiências.

O que é uma petição intermediária?

Ouça em voz altaPausarEntender o que é petição intermediária passa pela compreensão do momento em que se recorre a esse tipo de petição no processo. Normalmente, é quando já há uma ação em trâmite no Tribunal. Portanto, a intermediária serve para tomar providências a alguma finalidade solicitada pelo juiz no decorrer do processo.

É necessário expor os fatos numa petição inicial?

Ouça em voz altaPausar3. Causa de pedir. Como dito, toda petição inicial deve expor os fatos e os fundamentos jurídicos que levaram à propositura da ação. Tecnicamente, a chamada causa de pedir é composta tanto pelos argumentos que envolvem o fato quanto pelos fundamentos jurídicos.

Qual é a peça inicial de um processo jurídico?

Ouça em voz altaPausarA petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Qual é a petição inicial?

A petição inicial é o instrumento que a parte autora tem para acionar o Poder Judiciário com o objetivo de pleitear um direito que acredita possuir. Nessa peça, o autor tem o dever de explicar para o magistrado a origem, as alegações e os motivos que demonstram ser titular do direito, além dos pedidos inerentes à causa.

Qual a estrutura de uma petição?

Portanto, a utilização de modelos prontos faz com que você se torne obsoleto, não competitivo mercadologicamente e dá chances ao cometimento de erros. Nada obstante, a estrutura de uma petição é simples e possui quatro elementos fundamentais: o endereçamento, a qualificação das partes, os argumentos e a conclusão.

Quais são os tópicos de sua petição?

Os títulos dos tópicos de sua petição serão o primeiro passo para prender a atenção do juiz ao caso de seu cliente. Depois, cada tópico deverá ser uma história com começo, meio e fim, idêntico a uma matéria jornalística ou a um capítulo de um livro. São pequenas histórias que ao final chegam à conclusão da procedência dos pedidos de seu cliente.

Qual a diferença entre uma petição inicial e uma mala direta?

Na minha opinião a utilização de um modelo de petição inicial faz com que o seu trabalho e o de uma mala direta sejam praticamente iguais se comparados os seus efeitos práticos. Ora, se você não consegue se diferenciar de uma mala direta, quem dirá de seu concorrente. Costumo mandar um documento em branco quando me pedem um modelo de petição.

Postagens relacionadas: