Como estabelecer os riscos e benefícios de uma pesquisa?

Índice

Como estabelecer os riscos e benefícios de uma pesquisa?

Como estabelecer os riscos e benefícios de uma pesquisa?

1 - Não obstante os riscos potenciais, as pesquisas envolvendo seres humanos serão admissíveis quando: a) oferecerem elevada possibilidade de gerar conhecimento para entender, prevenir ou aliviar um problema que afete o bem-estar dos sujeitos da pesquisa e de outros indivíduos; b) o risco se justifique pela importância ...

Como minimizar os riscos de uma pesquisa?

- Garantir que os pesquisadores sejam habilitados ao método de coleta dos dados (muito importante para grupo focal e entrevista). - Estar atento aos sinais verbais e não verbais de desconforto. - Limitar o acesso aos prontuários apenas pelo tempo, quantidade e qualidade das informações específicas para a pesquisa.

Como escrever os riscos de um projeto de pesquisa?

Quanto maiores e mais evidentes os riscos, maiores devem ser os cuidados para minimizá-los e a proteção oferecida pelo Sistema CEP/CONEP aos participantes. Devem ser analisadas possibilidades de danos imediatos ou posteriores, no plano individual ou coletivo.

Como analisar a relação Risco-benefício no contexto desta pesquisa?

Como analisar a relação risco-benefício no contexto desta pesquisa? Estimulou-se o grupo no sentido de discutir a diferença existente entre direito e benefício, pois persiste uma confusão sobre estes dois conceitos e muitas vezes se oferece como beneficio algo que é de direito das pessoas.

Qual é o direito quando um voluntário durante uma pesquisa sofre algum tipo de dano?

V. 7 - Os participantes da pesquisa que vierem a sofrer qualquer tipo de dano resultante de sua participação na pesquisa, previsto ou não no Termo de Consentimento Livre e esclarecido, têm direito à indenização, por parte do pesquisador, do patrocinador e das instituições envolvidas nas diferentes fases da pesquisa.

Quais são os benefícios de uma pesquisa científica?

O objetivo da pesquisa científica é desenvolver ou contribuir para o conhecimento generalizável e deve ela ter a possibilidade de responder às incertezas ou lacunas do conhecimento científico. ... Isto é, deve haver recursos suficientes para que o projeto de pesquisa chegue a seu fim.

O que é a pesquisa com seres humanos?

A Resolução CNS N° 196, de 10 de outubro de 1996, define como Pesquisa envolvedo seres humanos: pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo manejo de informações e materiais.

O que é o desfecho primário de uma pesquisa?

O desfecho primário é a variável que é a mais relevante para responder a questão da pesquisa. Idealmente, essa deve ser centrada no paciente (por exemplo, um desfecho que seja relevante ao paciente, como qualidade de vida e sobrevida).

Quais são os riscos da pesquisa?

Os riscos e benefícios da pesquisa, especialmente para os participantes da pesquisa, mesmo que sejam benefícios indiretos (lembrar que todas as pesquisas oferecem riscos para os participantes, não havendo, portanto, em qualquer hipótese, uma pesquisa sem riscos). 6.

Quais as medidas para minimizar os riscos da pesquisa?

Medidas de Proteção ou Minimização de Qualquer Risco Eventual [descrever as medidas para minimizar os eventuais riscos listados no item 8] 20. Previsão de Ressarcimento de Gastos aos Participantes da Pesquisa

Qual a importância da análise de risco?

A análise de risco é componente imprescindível à análise ética, dela decorrendo o plano de monitoramento que deve ser oferecido pelo Sistema CEP/CONEP em cada caso específico.

Quais são os riscos da pesquisa com seres humanos?

II.22 - risco da pesquisa- possibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano, em qualquer pesquisa e dela decorrente; Dessa forma, depreende-se que os riscos decorrentes da realização de pesquisas com seres humanos podem ser:

Postagens relacionadas: