São características de lesões cancerizáveis?

Índice

São características de lesões cancerizáveis?

São características de lesões cancerizáveis?

As lesões cancerizáveis são as lesões que apresentam potencial de transformação maligna. A porcentagem para o potencial de transformação maligna pode variar conforme a literatura variando conforme o modo como os estudos foram conduzidos, a localização geográfica e as características da população estudada.

Quais são as principais características clínicas da lesão mucocele?

Clinicamente as lesões são assintomáticas, com aparência bolhosa de um cisto mucoso, geralmente arredondados, de superfície lisa1, ligeiramente azuladas ou translúcidas e flutuantes (mucocele superficial) ou sem alteração de coloração da mucosa e mais firme à palpação (mucocele profunda), podendo haver episódios de ...

Como descrever a lesão?

Deve-se descrever o maior número de características da lesão, como a localização anatômica, consistência, coloração, tamanho, e identificação de benignidade ou malignidade. Lesões benignas – geralmente são lesões capsulares, sem dor e não invade tecidos vizinhos.

Quais são as principais causas da lesão?

Exulceração: perda parcial da integridade da epiderme um pouco mais profunda, podendo atingir, em alguns pontos, a derme superficial. Escamas: lâminas de queratina, que podem se destacar da lesão. Crosta: resíduo espesso e endurado, decorrente do ressecamento de conteúdo seroso ou líquido exposto da lesão.

Como examinar um paciente com lesão dermatológica?

Ao examinar um paciente com lesão dermatológica, devemos seguir uma sequência de raciocínio: padrão da lesão (morfologia básica) -> forma e tamanho -> coloração da lesão (alteração de pigmento ou de vascularização) -> textura (alteração de superfície) -> sintomas (se houver) -> localização.

Quais são os sinais dessa lesão?

Pústula: pequena lesão superficial, elevada, semelhante à vesícula, mas com conteúdo amarelado (pus) em seu interior. Abcesso: coleção purulenta profunda, que em geral cursa com sinais flogísticos. Úlcera: lesão com perda da continuidade da epiderme até derme, com evidência de material cruento.

Postagens relacionadas: