Como a bilirrubina é gerada é eliminada?
Índice
- Como a bilirrubina é gerada é eliminada?
- O que produz a bilirrubina?
- Onde a bilirrubina é armazenada?
- Quando a bilirrubina está alta o que pode ser?
- O que é bilirrubina total aumentada?
- O que provoca o aumento da bilirrubina?
- O que o fígado faz com a bilirrubina?
- Quando a bilirrubina está alta?
- Como é feita a dosagem de bilirrubina?
- Como é metabolizada a bilirrubina no trato intestinal?
- Como funciona a molecula de bilirrubina?
- Como ocorre o aumento da bilirrubina circulante no corpo?
Como a bilirrubina é gerada é eliminada?
A bilirrubina é uma substância encontrada na bile, produzida pelo fígado, e é eliminada do corpo pela urina e pelas fezes. A dosagem de bilirrubina no sangue serve para avaliar o funcionamento do fígado.
O que produz a bilirrubina?
fígado A bilirrubina (na forma não-conjugada, ou indireta) é liberada pelas células do SRE e, sendo pouco hidrossolúvel, circula no plasma ligada à albumina. Esta variedade de bilirrubina é processada para eliminação no fígado. O fígado tem um papel central no metabolismo e excreção da bilirrubina.
Onde a bilirrubina é armazenada?
Armazenada na vesícula biliar, a bilirrubina conjugada é então excretada no duodeno (bile), mas sua melhor absorção ocorre no intestino grosso, onde é reduzida a uma série de derivados incolores, chamados estercobilinogênios.
Quando a bilirrubina está alta o que pode ser?
A bilirrubina alta pode indicar má capacidade de funcionamento do fígado, deficiência do fluxo de bile na vesícula biliar, bem como possíveis lesões hepáticas.
O que é bilirrubina total aumentada?
Níveis altos de bilirrubina total e frações podem ser um sinal de uma série de doenças, como cirrose, síndrome de Gilbert, hepatite e intoxicação a até mesmo condições como lesões no fígado, tumores, fibrose e cálculos biliares.
O que provoca o aumento da bilirrubina?
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
O que o fígado faz com a bilirrubina?
A bilirrubina é transportada pela corrente sanguínea até o fígado, onde se liga à bile (o suco digestivo produzido pelo fígado). A bilirrubina é, em seguida, transportada pelos canais biliares até o trato digestivo, de modo que ela possa ser eliminada do corpo.
Quando a bilirrubina está alta?
A bilirrubina alta pode indicar má capacidade de funcionamento do fígado, deficiência do fluxo de bile na vesícula biliar, bem como possíveis lesões hepáticas.
Como é feita a dosagem de bilirrubina?
Nesse caso, a dosagem de bilirrubina é feita juntamente com outros testes, como hemograma completo, contagem de reticulócitos, haptoglobina e colesterol total. Em recém-nascidos, a bilirrubina pode ser medida para investigar a causa de icterícia.
Como é metabolizada a bilirrubina no trato intestinal?
A bilirrubina, agora já conjugada, é transportada até a membrana celular. Na face oposta aos sinusóides e próxima aos canalículos biliares, ela é excretada diretamente, alcançando o trato intestinal, onde é metabolizada pelas bactérias da microbiota intestinal, formando o stercobilinogênio.
Como funciona a molecula de bilirrubina?
Molécula de Bilirrubina. Como a bilirrubina permanece no plasma sanguíneoe tem habilidade de se ligar a albumina, este pigmento então é responsável pelo transporte da albumina pelas células, principalmente os hepatócitos. Depois que internalizada na célula, a bilirrubina se dissocia da albumina e se liga às proteínasY e Z formando um complexo ...
Como ocorre o aumento da bilirrubina circulante no corpo?
Esse aumento de bilirrubina circulante causa o acumulo do pigmento em diversas regiões do corpo, principalmente pele e mucosas, fazendo com que estas regiões tornem-se amareladas. É o que acontece por exemplo com os recém-nascidos que possuem icterícia, pois não possuem fisiologia hepática completamente madura.