Faz mal usar coletor menstrual?
Faz mal usar coletor menstrual?
Ao contrário dos absorventes externos ou internos, o coletor não é descartável – seguindo as instruções de uso, pode durar até 10 anos. O estudo analisou também eventuais riscos do acessório à saúde feminina, e a conclusão é que ele não aumenta a probabilidade de infecções.
Como fica o coletor menstrual?
O coletor menstrual é um copinho de silicone hipoalérgico e antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação. Ele é maleável, o que facilita na hora de colocar na vagina. Diferente do absorvente interno, que é inserido ao fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da vagina.
Quanto tempo demora para o coletor menstrual se decompor?
Como não são biodegradáveis, demoram em média cem anos para se decompor na natureza. O famoso "copinho" tem durabilidade de 10 anos e é feito de silicone hipoalergênico.
Quem não pode usar coletor menstrual?
Como qualquer produto, os coletores também têm restrições de uso. Por exemplo, mulheres no pós-parto não devem usá-lo, assim como ele não pode ser utilizado durante a relação sexual. Quem usa DIU também precisa ficar atenta, já que a combinação do fio e do coletor podem fazer com que o dispositivo se desloque.
Pode dormir com coletor?
Em relação à prática esportiva e a dormir com o coletor, não se preocupe: não tem problema nenhum. Naturalmente, existe o risco de alergia ao material. E ainda, se o coletor for maior do que o ideal para a mulher, existe também a possibilidade dele empurrar a uretra e aumentar o risco de infecção urinária.
Como se usar um coletor menstrual?
Assim como o absorvente interno, o coletor menstrual é apenas indicado durante a menstruação. Para colocar basta sentar no vaso com as pernas bem abertas, dobrar o coletor de acordo com a indicação da embalagem e introduzir o coletor dobrado na vagina, de forma que o cabinho fique para fora.