Como tratar um edema após uma cirurgia?

Índice

Como tratar um edema após uma cirurgia?

Como tratar um edema após uma cirurgia?

O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.

O que que é edema?

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

Quais são as dobras cutâneas?

As dobras cutâneas nos dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros das pregas, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas.

Quais são as padronizações para dobras cutâneas?

Existem diferentes padronizações para as medidas de dobras cutâneas, sendo que não há uma forma mais correta que as outras para se medir as dobras cutâneas.

Como fazer a mensuração das dobras?

Essa avaliação é realizada por meio de um adipômetro, que ao ser colocado nos locais indicados, faz a mensuração das dobras. A partir dos dados oferecidos, pode-se fazer o cálculo do percentual de gordura total. Isso é importante pois há estabelecido em pesquisas uma média de percentual considerada saudável.

Como medir as dobras durante o exercício?

Caso os valores diferenciem em mais de 10%, realizar novas medidas. As medidas devem ser feitas sob a pele seca e sem loções. Além disso, é necessário utilizar o adipômetros validados cientificamente (os de plástico não são) e não medir as dobras imediatamente após o exercício.

Postagens relacionadas: