O que fazer quando se é arranhado por um gato?

Índice

O que fazer quando se é arranhado por um gato?

O que fazer quando se é arranhado por um gato?

Caso a pessoa seja mordida por um gato desconhecido, segundo Vitória Neres, o protocolo é o mesmo: lavar o ferimento com água e sabão e procurar atendimento médico em seguida. Geralmente, em casos como esse, recomenda-se a vacinação antirrábica profilática, por não se conhecer a origem e a saúde do animal.

O que causa a arranhadura do gato?

Doença da arranhadura do gato é uma infecção provocada por bactérias Gram-negativas Bartonella henselae. Os sintomas são pápula local e linfadenite regional. O diagnóstico é clínico e confirmado por meio de biópsia ou testes sorológicos.

O que fazer quando se é arranhado por um gato com esporo?

Nos casos de arranhadura ou mordida, a primeira coisa a fazer é lavar exaustivamente o local do ferimento com água e sabão. Caso tenha sido respingado pela saliva do animal na face ou nas mucosas, está recomendada a lavagem exaustiva do local com água ou solução fisiológica.

Como tratar a doença do arranhão do gato?

Em casos raros, a doença do arranhão do gato pode causar sintomas graves nos animais, incluindo uma inflamação cardíaca e dificuldades respiratórias. A menos que tenham sintomas percetíveis, os gatos geralmente não são tratados com antibióticos.

Como proteger o gato de infecções?

Mantenha o arranhão limpo enquanto ele estiver cicatrizando, mas permita que ele fique exposto ao ar livre. Procure tratamento médico. Em certas ocasiões, as lesões mais profundas podem exigir o uso de antibióticos orais para evitar infecções, até mesmo se o gato for vacinado. [10]

Quando é preciso retirar a secreção do gato?

Após a cirurgia pode ser preciso colocar um dreno para eliminar as secreções que podem continuar saindo por mais alguns dias. A maioria das pessoas que sofrem a doença da arranhadura do gato se recuperam em poucas semanas após o início do tratamento.

Como tratar gatos domésticos?

Machucados superficiais e causados por gatos domésticos podem ser tratados em casa. No entanto, quando a ferida for muito profunda ou feita por um felino desconhecido, a melhor decisão é ir ao médico. Lave as mãos. Antes de desinfetar o local arranhado, verifique se as suas mãos estão limpas e higienizadas.

Postagens relacionadas: