O que é uma sublocação?

Índice

O que é uma sublocação?

O que é uma sublocação?

A sublocação se caracteriza quando um imóvel alugado pelo locatário é ocupado por outra pessoa, que passa a pagar parte ou totalidade dos encargos da moradia. Essa prática geralmente acontece quando quem está alugando o imóvel não o utilizará por razões diversas, mas, ainda assim, não quer romper contrato.

É permitido sublocação?

Aluguel - Sublocação é permitida, mas deve seguir regras da Lei do Inquilino. ... Sob consentimento expresso, a atividade não é considerada ilegal, mas deve seguir algumas regras estabelecidas pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245, de 1991).

Quantos aluguéis posso ter no meu nome?

Sim, desde que tenha renda suficiente para dois contratos.

O que é um contrato de sublocação?

Sublocação de imóvel nada mais é do que o locatário oferecer para um terceiro o imóvel ou parte dele, cobrando um valor de aluguel pela negociação.

Qual a diferença entre locação e sublocação?

O contrato de sublocação é “subordinado” ao contrato de locação e por isso deve respeitar as regras já estabelecidas. Sendo assim, o inquilino não pode “repassar” o imóvel para terceiros e deve continuar a frequentá-lo. Por ser subordinado, o prazo de vigência do contrato de sublocação é o mesmo que o de locação.

Como funciona sublocação de salas?

Sublocação de consultório é um aluguel temporário de sala equipada em um prédio comercial. Ou seja, você aluga um horário em um consultório, atende seus pacientes e depois vai embora. Sem pensar em custo fixo, manutenção e outras preocupações.

Como pode ser estabelecida a sublocação de um imóvel?

Por lei, não pode a sublocação de um imóvel ser estabelecida por preço superior ao da locação originária, a não ser em caso de imóveis multifamiliares. Se for esse o caso, a soma das locações de cada uma das unidades não pode exceder ao dobro do valor da locação.

Como funciona o despejo de locatário em 15 dias?

Como funciona o despejo de locatário em 15 dias por liminar? Q uando nos deparamos com uma situação em que precisamos reaver um imóvel alugado, sempre temos em mente que este processo demora, e muito! Mas nem todas situações necessitam da espera da Ação de Despejo, visto que muitas locações podem ter o despejo com o prazo simples de 15 dias.

Por que a sublocação é ilegal?

Como é natural, a dúvida sempre recomenda a cautela. Por isso as pessoas que não conhecem as regras da sublocação acabam dizendo que ela é ilegal, o que não é necessariamente verdade. A prática está prevista na Lei Federal nº 8.245, de 1991, também conhecida como Lei do Inquilinato, que trata da locação de imóveis urbanos.

Por que o inquilino pode despejar o locador?

Por fim, ao ser citado no processo de despejo — ou seja, ao tomar ciência de que o locador está querendo despejá-lo —, o inquilino tem as seguintes opções: Caso o aluguel já tenha sido pago ou as alegações do locador não sejam verdadeiras, o inquilino pode apresentar defesa dentro do prazo de quinze dias, juntando os comprovantes que tiver.

Postagens relacionadas: