Quais os processos de dessalinização da água do mar?
Quais os processos de dessalinização da água do mar?
A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa.
Porque não começam a dessalinizar a água do mar?
Dessalinizar custa de duas a três vezes mais do que submeter a água doce ao tratamento convencional. A outra dificuldade é levar a água até regiões distantes do oceano. Depois de dessalinizar a água, seria necessário bombeá-la por longas distâncias para chegar às populações.
Como faço para deixar a água do mar potável?
EVAPORAÇÃO PIONEIRA. A destilação, o método mais antigo para deixar a água do mar potável, baseia-se em um princípio bem simples: dentro de enormes colunas de destilação, o líquido salgado é aquecido até que a água comece a evaporar, separando-se do sal. No topo do recipiente, o vapor é coletado e, depois, resfriado, ...
Por que a água do mar vira água potável?
“Na maioria dos processos, cerca de um terço da água do mar vira água potável, enquanto os dois terços restantes são descartados na forma de salmoura, um líquido com alta concentração de sais que sobra da separação”, afirma o geólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP).
Como é utilizada a dessalinização da água do mar?
A dessalinização da água do mar é muito comum em regiões desérticas, como o Oriente Médio, ou com pouca disponibilidade de água potável, como na África. No entanto, o uso dessa técnica não se restringe a apenas esses locais, sendo bastante utilizada ao redor do globo, principalmente na Espanha e nos Estados Unidos.
Por que pode faltar água potável no planeta?
Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema.