Qual Exame de sangue detecta colestase obstétrica?

Índice

Qual Exame de sangue detecta colestase obstétrica?

Qual Exame de sangue detecta colestase obstétrica?

Um exame de sangue e até mesmo o ultrassom, podem diagnosticar a colestase obstétrica. Esses exames serão imprescindíveis para diagnosticar o porquê da retenção do fluxo de bile para o intestino. Caso haja presença de pedras na vesícula, o médico avaliará os riscos de fazer a retirada durante a gravidez.

Como diagnosticar colestase na gravidez?

A colestase hepática é diagnosticada quando a gestante apresenta as seguintes alterações:

  1. Coceira intensa e persistente, principalmente nas mãos e nos pés, iniciada no 3º trimestre de gravidez.
  2. Níveis sanguíneos elevados de bilirrubina.
  3. Níveis sanguíneos elevados de transaminases (TGO e TGP).

Que exame detecta colestase?

– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente.

O que é colestase gravídica?

A colestase intra-hepática da gravidez, também chamada como colestase obstétrica ou colestase gravídica, é caracteriza- da pelo aparecimento de prurido generalizado no segundo ou terceiro trimestre da gestação, acompanhado de elevação nos níveis séricos das enzimas transaminases hepáticas e dos ácidos biliares, com ...

Qual Exame de sangue detecta função hepática?

Os exames laboratoriais mais úteis, principalmente para a triagem de doenças hepáticas, são os níveis séricos de aminotransferases (os testes hepáticos mais comumente usados), bilirrubinas e fosfatase alcalina.

Como tratar a colestase obstétrica?

Para tratar os sintomas da colestase obstétrica, o médico receitará vitaminas que ajudam o corpo a absorver a bile, como a vitamina K. Essa vitamina também ajuda a reduzir as chances de hemorragia pelo excesso de bile no sangue para mamãe e bebê. Aliás, o bebê pode ser afetado pela bile que circula pelo organismo da mulher.

Quais são os exames de sangue para colestase?

Normalmente, os exames de sangue são realizados para medir os níveis de duas enzimas (fosfatase alcalina e a gama-glutamil transpeptidase), que estão muito altos em pessoas com colestase. A quantidade de bilirrubina no sangue, determinada por meio de um exame, pode constituir um bom indicador da gravidade da colestase, mas não da sua causa.

Quais são as causas de colestase?

As causas de colestase estão divididas em dois grupos: com origem intra-hepática e extra-hepática.

Quais são os sintomas da colestase da gravidez?

→ Sintomas: o principal sintoma da colestase da gravidez é uma intensa coceira, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés, que costuma manifestar-se a partir da 30ª semana de gravidez. Icterícia, enjoos e perda do apetite também podem surgir.

Postagens relacionadas: