Como achar a equação de uma função quadrática?
Como achar a equação de uma função quadrática?
A função quadrática, também chamada de função do segundo grau, é expressa como f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c, sendo que os coeficientes "a, b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero).
Qual a fórmula do Y do vértice?
Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.
Quais são os coeficientes da função quadrática?
Sendo assim, os coeficientes da função quadrática dada são: a = 1 b = - 3 c = 4. Raízes da Função. As raízes ou zeros da função do segundo grau representam aos valores de x tais que f(x) = 0. As raízes da função são determinadas pela resolução da equação de segundo grau: f(x) = ax 2 +bx + c = 0
Quais são as raízes de uma função quadrática?
Encontre os zeros da função f (x) = x 2 – 5x + 6. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, temos: Portanto, as raízes são 2 e 3. Observe que a quantidade de raízes de uma função quadrática vai depender do valor obtido pela expressão: Δ = b2 – 4. ac, o qual é chamado de discriminante.
Como resolver a equação de segundo grau?
As raízes da função são determinadas pela resolução da equação de segundo grau: Para resolver a equação do 2º grau podemos utilizar vários métodos, sendo um dos mais utilizados é aplicando a Fórmula de Bhaskara, ou seja: Encontre os zeros da função f (x) = x 2 – 5x + 6. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, temos:
Qual o método de aplicação da equação do 2o grau?
Na resolução da equação do 2º grau há possibilidade de aplicação de diversos métodos. Só que o mais usado é com a aplicação da Fórmula de Bhaskara, nos termos seguintes: Podemos exemplificar buscando encontrar os zeros da função seguinte: f (x) = x 2 – 5x + 6. Ou seja: a = 1b = – 5c = 6.