É possível detectar síndrome de Down na gravidez?
Índice
- É possível detectar síndrome de Down na gravidez?
- Qual exames para detectar síndrome de Down?
- Quando se descobre a síndrome de Down na gravidez?
- Tem como saber se o bebê tem Síndrome de Down dentro da barriga?
- O que leva a ter um filho com síndrome de Down?
- Como avaliar a gravidez de um bebê com síndrome de Down?
- Como é feito o diagnóstico da síndrome de Down?
- Será que o bebê tem a síndrome de Down?
- Será que existe um exame de sangue que detecta a síndrome de Down?
É possível detectar síndrome de Down na gravidez?
Os exames mais precisos para diagnosticar a Síndrome de Down durante a gravidez são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome entre 11 e 14 ...
Qual exames para detectar síndrome de Down?
O NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é um exame simples que avalia o risco de doenças cromossômicas e detecta o sexo do bebê. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.
Quando se descobre a síndrome de Down na gravidez?
Atualmente, o exame mais comum é feito entre a 11ª e a 33ª semana de gestação, por meio de um ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado "translucência nucal". Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade dessa substância.
Tem como saber se o bebê tem Síndrome de Down dentro da barriga?
Atualmente, os exames mais comuns para diagnosticar a síndrome antes do nascimento são a aminiocentese e a biópsia do vilo corial, que analisam o líquido amniótico e uma amostra da placenta, respectivamente. No entanto, ambos são invasivos e apresentam um risco, ainda que pequeno, de interrupção da gravidez.
O que leva a ter um filho com síndrome de Down?
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
Como avaliar a gravidez de um bebê com síndrome de Down?
A gravidez de um bebê com síndrome de Down é exatamente igual a de um bebê que não tenha esta síndrome, no entanto, são necessários mais exames para avaliar a saúde o desenvolvimento do bebê, que deve ser um pouco menor e ter menos peso para a idade gestacional.
Como é feito o diagnóstico da síndrome de Down?
O diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito com exames durante a gravidez ou pelas características do bebê após o nascimento. Saiba como é feito.
Será que o bebê tem a síndrome de Down?
Se o exame der positivo, é certeza que o bebê tem a síndrome? Os especialistas têm observado um alto nível de precisão no exame, em especial com relação à síndrome de Down.
Será que existe um exame de sangue que detecta a síndrome de Down?
É verdade que existe um exame de sangue que detecta a síndrome de Down? Existe sim um exame de sangue que pode ajudar a descartar ou detectar a síndrome de Down a partir de 10 semanas de gravidez. O nome do exame é diagnóstico pré-natal não invasivo (NIPT, na sigla em inglês).