Como identificar a cadeia principal de um alcano?

Índice

Como identificar a cadeia principal de um alcano?

Como identificar a cadeia principal de um alcano?

Passo 1: Determinar a cadeia principal Cadeia principal é a sequência de carbonos, de uma ponta à outra da cadeia, que apresenta o maior número de carbonos.

Como é dado o nome de um alcano ramificado?

Alcanos são hidrocarbonetos de ligações simples. Para identificar um alcano ramificado, a cadeia de carbonos deve ter apenas ligações simples. Primeiro você dá a ramificação, depois adiciona o prefixo (met, et, prop, but...), depois o infixo (an, in, en, dien... ... Com isso temos um alcano ramificado.

Como é dado o nome a um alcano não ramificado?

Alcanos não-ramificados Quando a cadeia do alcano não é ramificada, ele recebe a terminação ANO.

Quais são os alcanos ramificados?

O foco deste texto são os alcanos ramificados. Um alcano é considerado como ramificado sempre que sua estrutura apresentar pelo menos três átomos de carbono primário (marcados por um círculo vermelho na imagem), como representado no exemplo abaixo: OBS.: Os átomos de carbono primário podem ser chamados ainda de extremidades livres.

Quais são as ramificações de uma cadeia ramificada?

Com relação às ramificações, é importante, antes de mais nada, conhecer quais são as ramificações que podem aparecer em uma estrutura ramificada: Entretanto, a utilização dessa regra de nomenclatura de cadeias ramificadas depende de alguns passos fundamentais, os quais são descritos a seguir:

Como realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado?

Para realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado, é necessário identificar a cadeia principal, que, geralmente, apresenta o maior número de carbonos. Para isso, temos que levar em consideração a classe dos hidrocarbonetos com a qual estamos trabalhando, como relatado em cada caso:

Como reconhecer um hidrocarboneto ramificado?

Saber reconhecer um hidrocarboneto é muito importante, pois, com essa habilidade, é possível desenvolver outra, que é realizar corretamente a nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados. Esses compostos podem ter representantes nas seguintes subclasses:

Postagens relacionadas: