Como deve funcionar uma sala de recursos?

Índice

Como deve funcionar uma sala de recursos?

Como deve funcionar uma sala de recursos?

Nas salas de recursos, um professor (auxiliado quando necessário por cuidadores que amparam os que possuem dificuldade de locomoção, por exemplo) prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. ... Os exemplos de aprendizagem são variados.

Quais são os critérios estabelecidos para que o aluno seja atendido na sala de recursos multifuncionais?

3.1 OS MOTIVOS PARA O ENCAMINHAMENTO DOS ALUNOS PARA A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. De acordo com a legislação, o AEE é destinado ao PAEE, clientela formada por alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação (BRASIL, 2011.

Quem são os alunos que podem ser atendidos na sala de recursos multifuncional?

Escolas terão dez mil salas de recursos multifuncionais A medida busca apoiar estados e municípios a atender os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados nas classes comuns das escolas públicas.

O que deve ter em uma sala de recursos multifuncionais?

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos ...

Qual o público da educação especial a ser atendido na sala de recurso multifuncional?

As salas de recursos multifuncionais devem manter seu efetivo funcionamento, com oferta do atendimento educacional especializado - AEE aos alunos público alvo da educação especial matriculados em classe comum de ensino regular, devidamente registrado no Censo Escolar/INEP.

Qual público alvo da Sala de Recursos Multifuncionais?

O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

Como garantir a aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais?

De acordo com a professora, a formação necessária para atuar na sala de recursos multifuncionais deve ser professor, pedagogo, com formação inicial e continuada que possibilite exercer da melhor forma possível o trabalho com alunos com variadas necessidades educacionais especiais, sabendo identificar, conhecer suas ...

Quais são as salas de Recursos Multifuncionais?

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Qual o papel do professor nas salas de recursos?

Nas salas de recursos, um professor (auxiliado quando necessário por cuidadores que amparam os que possuem dificuldade de locomoção, por exemplo) prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares.

Como funcionam as salas de recursos em Fortaleza?

No caso paulistano, as salas de recursos também ocupam espaço nas escolas regulares, e os alunos recebem transporte para o polo mais próximo que contemple sua deficiência. Outras cidades experimentam uma combinação dos dois modelos para conseguir ampliar o atendimento. É a opção de Fortaleza.

Quais são os recursos para atender as deficiências?

No primeiro, há recursos para atender a todas as deficiências. É o modelo defendido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das chamadas salas multifuncionais, instaladas a pedido de redes municipais ou estaduais (segundo dados oficiais, são 5,5 mil em funcionamento).

Postagens relacionadas: