O que diz a BNCC sobre avaliação?

Índice

O que diz a BNCC sobre avaliação?

O que diz a BNCC sobre avaliação?

A prova pela BNCC tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. É aí que entra a avaliação formativa, que deve considerar “os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos”, destaca o documento.

Como a BNCC orienta a avaliação no ensino fundamental?

Sem delimitar os instrumentos e a frequência, a BNCC explicita o viés de “avaliação formativa”. Esse tipo de avaliação busca medir o desempenho escolar dos estudantes, porém, fugindo à maneira tradicional. ... É só pensar como as provas escritas, maneira mais tradicional de avaliação, são unilaterais.

Como é feita a avaliação do ensino fundamental?

No Ensino Fundamental séries iniciais a avaliação acontece através de observações, registros individuais, acompanhamento individual e coletivo, através da aplicação de diversos estilos de atividades.

Quais os princípios e como deve ser a avaliação da aprendizagem dos alunos?

De acordo com Claudinho Pilleti (2006) os princípios básicos que dão sustentáculo ao processo ensino-aprendizagem são: a) Estabelecer o que será avaliado, pois educar tem em vistos vários objetivos que permitem o desenvolvimento do indivíduo como um todo, envolvendo aspectos de aproveitamento (domínio cognitivo, ...

Como avaliar o aluno de acordo com a BNCC?

A seguir, vamos te mostrar 3 métodos avaliativos que casam muito bem com as metodologias ativas e, logo, estão de acordo com o propõe a BNCC, conheça-os a seguir. Selecionamos 3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC.

Qual é a autoavaliação da BNCC?

E nesse sentido, a autoavaliação é também uma estratégia intimamente ligada ao que propõe a BNCC. Isso porque a prática de se autoavaliar vai exigir do estudante sinceridade, empatia, autogestão, tomada de decisão responsável e diversas outras competências socioemocionais pregadas pela própria Base Nacional Comum Curricular. 3.

Quais são as novas formas de avaliação?

Aposte nas novas formas de avaliação. As avaliações na BNCC continuam tendo importância. No entanto, existem outras formas de fazer essa análise global, tão desejada pelo novo documento. Entre as opções, as principais são: Feedback 360º. Uma avaliação em grupo que tem o objetivo de analisar os estudantes em âmbitos individual e grupal.

Como fazer essa avaliação?

“A avaliação não serve para classificar a criança, mas para que o professor perceba se está promovendo momentos de aprendizagem e pense sobre o que deu ou não deu certo”, diz. LEIA MAIS Conheça uma experiência que coloca o pensar e agir da criança no centro do processo educativo Mas como fazer essa avaliação?

Postagens relacionadas: