Como deve ser a educação da EJA?

Índice

Como deve ser a educação da EJA?

Como deve ser a educação da EJA?

O professor precisa pensar em aulas reflexivas, onde permita ao aluno pensar diferente dos livros se assim desejar. A EJA precisa ir além da transmissão de conteúdos, é preciso ensinar o aluno a ir além disso, possibilitando um novo rumo em sua vida.

Qual é o perfil dos alunos da EJA?

Os alunos da EJA têm traços de vida, origens, idade, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagens e estruturas de pensamentos muito diferentes. ... Ao escolherem o caminho da escola, os jovens e adultos optam por uma vida propícia para promover o seu desenvolvimento pessoal.

O que é a modalidade de ensino EJA?

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.

Como se desenvolve a prática de ensino na EJA e como procede a avaliação?

O processo de avaliação se faz necessário para avaliar o aprendizado do aluno. ... Na EJA, a avaliação deve buscar a inclusão do educando, a valorização do Ser humano, dando ao processo de aprendizagem mais produtividade e tornando as aferições melhor aceitáveis do ponto de vista do alunado.

Quem são os alunos que frequentam a EJA?

Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada. ... O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres.

Quem são as pessoas que frequentam a EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

O que é a EJA e como essa modalidade de ensino acontece?

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. ... Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo.

Por que o educador deve trabalhar com os alunos da EJA?

Por isso de acordo com Maia (2001) o educador que vai trabalhar com os alunos da EJA deve relacionar os conteúdos com a vida dos alunos, com sua realidade existencial, pois na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais, preconceito entre outras.

Qual a importância da educação para o público da EJA?

Para o público da EJA o acesso à educação é uma das condições para o ingresso no mundo do trabalho, podendo inclusive, em contextos favoráveis, promover a ascensão na profissão. Ademais, o trabalho para jovens e adultos é o que rege a dinâmica da existência e da sobrevivência.

Como se dão as práticas de EJA?

Um outro motivo relevante está vinculado à necessidade de compreender como se dão as práticas de EJA. Estas práticas reproduzem, muitas vezes, o ensino regular de maneira inadequada e facilitadora.

Qual é o currículo da EJA?

Portanto, o Currículo da EJA deve ser elaborado considerando as necessidades de seu público composto em sua maioria por jovens, adultos e idosos/as trabalhadores/as ou que possuem uma relação com o mundo do trabalho.

Postagens relacionadas: