Como identificar hidrocefalia em bebê?
Índice
- Como identificar hidrocefalia em bebê?
- O que pode causar líquido no cérebro?
- O que é hidrocefalia leve?
- Quais são os sintomas de macrocefalia?
- O que é água na cabeça?
- Qual a causa da hidrocefalia em adulto?
- Qual a relação entre pais e filhos?
- Por que pais tóxicos podem fazer os filhos acreditarem que são frágeis?
- Como utilizar o tempo entre pais e filhos?
Como identificar hidrocefalia em bebê?
Cerca de 1 em cada 1.000 bebês nascem com hidrocefalia, uma doença em que há o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais. Os sintomas podem incluir vômitos, letargia, dor de cabeça, cabeça com tamanho aumentado ou mesmo convulsões.
O que pode causar líquido no cérebro?
Essa situação é conhecida como Hidrocefalia. A obstrução das vias que transportam o LCR pode causar a Hidrocefalia, mas fatores externos também podem levar à doença, como traumas, hemorragias intracranianas, meningite, algumas doenças infecciosas, má formação congênita, tumores e cistos.
O que é hidrocefalia leve?
A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ao aumento de pressão cerebral, o que pode acontecer devido a infecções do cérebro como meningite ou ser consequência de tumores ou alterações ainda durante o desenvolvimento fetal.
Quais são os sintomas de macrocefalia?
Sinais e sintomas de macrocefalia
- Atraso no desenvolvimento psicomotor;
- Incapacidade física;
- Atraso mental;
- Convulsões;
- Hemiparesia, que é a fraqueza muscular ou paralisia em um dos lados;
- Alterações na forma do crânio;
- Alterações neurológicas;
- Dor de cabeça;
O que é água na cabeça?
A hidrocefalia, termo que significa “água na cabeça”, é um distúrbio caracterizado por um aumento na quantidade de líquido cefalorraquidiano no interior da caixa craniana.
Qual a causa da hidrocefalia em adulto?
A hidrocefalia pode ocorrer pelo excesso de produção de liquor, causado por fatores como traumas cranianos, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, cirurgias cerebrais prévias e hemorragia das meninges.
Qual a relação entre pais e filhos?
A conversa entre pais e filhos deve ser aberta e sincera, permitindo que os pais acompanhem as atividades e relações de seus filhos, sem invadirem seus espaços. Essa medida é sentida no dia-a-dia e estabelecida nessas conversas, de comum acordo.
Por que pais tóxicos podem fazer os filhos acreditarem que são frágeis?
Pais tóxicos podem fazer os filhos acreditarem que são extremamente falhos ou frágeis; a criança passa a duvidar de si. Desenvolvida a dúvida, é incrivelmente difícil resolvê-la; muitas pessoas procuram terapia para tal ."
Como utilizar o tempo entre pais e filhos?
A maneira de utilizar o tempo é diferente entre pais e filhos. Por isso, essa divergência no tempo de utilização da internet, da brincadeira, do estudo, do banho, da alimentação. Mas entre os jovens, também há uma diferença. A criança prioriza o lúdico, enquanto que o adolescente prioriza as amizades.