Como a chuva ácida se forma explique a química envolvida na sua formação?

Índice

Como a chuva ácida se forma explique a química envolvida na sua formação?

Como a chuva ácida se forma explique a química envolvida na sua formação?

Esse fenômeno é causado principalmente pela poluição do ar A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.

O que é chuva ácida e quais são as suas consequências?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Quando teve chuva ácida no Brasil?

A concentração de gases enviados à atmosfera como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno ultrapassavam mil toneladas ao dia. A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 19.

Onde ocorrem as chuvas ácidas no Brasil?

No Brasil, a cidade de Cubatão, na região da Serra do Mar do Estado de São Paulo, é o exemplo mais conhecido de área que sofreu muito com chuvas ácidas. Foi considerada pela ONU, em 1980, como a cidade mais poluída do mundo.

Por que a chuva é ácida?

De acordo com especialistas, a chuva é naturalmente ácida por conta da presença de CO2 na atmosfera, mas como o dióxido de carbono nesse caso representa um pH de apenas 5,4, ela não é considerada prejudicial por conter uma baixa acidez. Veja bem, analise a escala de pH que vai de “0 a 14”.

Qual a principal medida para a redução da chuva ácida?

A principal medida para a redução da chuva ácida é a diminuição do despejo de CO 2 e óxidos ácidos na atmosfera.

Qual a origem da chuva ácida no Brasil?

No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A chuva ácida é um fenômeno provocado pela emissão de gases poluentes à atmosfera, que, ao reagirem com a água, tornam-na ácida.

Qual a consequência da chuva ácida em São Paulo?

A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 19. A principal consequência foi os danos causados à Mata Atlântica, bioma que abrange essa região.

Postagens relacionadas: