Como se calcula a receita corrente líquida?

Índice

Como se calcula a receita corrente líquida?

Como se calcula a receita corrente líquida?

Segundo a LRF, receita corrente líquida é a soma de doze meses de receita, a do mês de apuração e a dos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

O que é a receita corrente líquida?

A Receita Corrente Líquida representa a soma das receitas tributárias de um Governo, que podem ser: Tributárias. Contribuições. Patrimoniais.

Quais as deduções da receita corrente líquida?

A Receita Corrente Líquida (RCL) é o denominador sobre a qual se calculam fundamentais pisos e limites para a União, Estados e Municípios. Quanto maior aquela receita, maiores as possibilidades de gastos com pessoal, de pagar precatórios judiciais, assumir dívidas e garantias, além de parcelar débitos previdenciários.

O que é uma receita corrente?

1 - RECEITAS CORRENTES: constituída pelas receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas ...

Como se calcula a RCL?

A receita corrente líquida é apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Logo é fundamental entender que: Só deve ser computada a receita arrecadada obedecendo o regime de caixa previsto no art. 35 da Lei nº 4.320/64.

Para que serve a receita corrente líquida?

A RCL é importante por indicar os recursos que o governo dispõe a cada exercício para fazer frente as suas despesas. Ela é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, nos últimos 12 meses.

O que é uma despesa corrente?

Termo: Despesa Corrente São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).

São exemplos de receitas correntes exceto?

São exemplos de receitas correntes, EXCETO:

  • Receita tributária.
  • Transferências intergovernamentais.
  • Receita agropecuária.
  • Receita da dívida ativa proveniente de amortização de empréstimos e financiamentos.
  • E. Transferências para combate à fome.

O que são receitas correntes e de capital?

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

O que é uma transferência corrente?

Dotações destinadas a terceiros sem a correspondente prestação de serviços, incluindo as subvenções sociais, os juros da dívida, a contribuição à previdência social, entre outros.

Como entender a receita líquida?

Se você entendeu a Receita Operacional Bruta, fica bem fácil entender a Receita Líquida, já que ela é o resultado da Receita Bruta menos suas devoluções, impostos destacados na nota fiscal e os descontos comerciais. Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida.

Qual a receita líquida de uma empresa?

Até mesmo sites de análises de balanços de empresas são iniciados pela receita líquida. Ou seja, não há nem a indicação da receita bruta em tais relatórios. Desta forma, tanto a empresa quanto a contabilidade podem utilizar os valores da receita líquida para confeccionar outros relatórios e para análise dos números.

Como entender melhor a receita líquida e a receita bruta?

Após entender melhor do cálculo da Receita Líquida e da Receita Bruta, muito provavelmente você já conseguiu ver o quão importante é conhecer a receita operacional da sua empresa. A principal questão aqui é o fato de que determinar ambas as receitas é o primeiro passo para a análise econômico-financeira do seu negócio.

Como calcular a receita líquida?

Para o cálculo a Receita Líquida pega-se o valor da Receita Bruta e subtrai-se o valor referente às devoluções de vendas, aos abatimentos e aos impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas.

Postagens relacionadas: