Como é o tratamento pós exposição para a raiva?
Índice
- Como é o tratamento pós exposição para a raiva?
- Quais os efeitos colaterais do soro antirrábico?
- Onde dar vacinação contra raiva de graça?
- Por que o soro antirrábico deve ser contraindicado?
- Quando é necessário o uso do soro?
- Quais são as reações na injeção do soro?
- Quando é recomendada a administração do soro?
Como é o tratamento pós exposição para a raiva?
Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose no 14º dia, pela via IM5, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via ID5. Lavar com água e sabão. Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso.
Quais os efeitos colaterais do soro antirrábico?
Durante a administração do soro, podem ser observadas reações do tipo alérgica, de graus variáveis. As mais frequentemente observadas são: prurido/rubor cutâneo, urticária, tosse seca/rouquidão, náuseas/vômito, crise asmatiforme. As reações graves, como o choque anafilático e a doença do soro são pouco frequentes.
Onde dar vacinação contra raiva de graça?
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA.
Por que o soro antirrábico deve ser contraindicado?
O soro antirrábico deve ser contraindicado a pessoas com teste de sensibilidade positivo. Nessa circunstância, o soro antirrábico deverá ser substituído pela imunoglobulina humana antirrábica, administrada em dose única de 20UI/kg, por via intramuscular.
Quando é necessário o uso do soro?
O uso do soro não é necessário quando o paciente recebeu esquema profilático completo. No entanto, em situações especiais, como no caso de paciente imunodeprimidos ou de dúvidas com relação ao esquema profilático anterior, se houver indicação, o soro deve ser recomendado.
Quais são as reações na injeção do soro?
As reações no local da injeção do soro são normalmente benignas e devidas à introdução da agulha e do soro no músculo. O paciente pode apresentar dor, vermelhidão, inchaço e, mais raramente, abscesso quando há contaminação no local. Reações precoces podem ocorrer durante a aplicação do soro ou nas duas horas seguintes.
Quando é recomendada a administração do soro?
Geralmente, é indicada a administração do soro ser em ambiente hospitalar e o paciente mantido em observação por 2 horas, sob supervisão médica, pois pode desencadear reações alérgicas, algumas delas potencialmente graves.