Como deve ser a abordagem uma suspeita de intoxicação?
Índice
- Como deve ser a abordagem uma suspeita de intoxicação?
- Qual a informação mais importante para o diagnóstico de intoxicação?
- Como tratar a intoxicação?
- O que fazer intoxicação exógena?
- Como fazer carvao ativado intoxicação?
- Quais são os sintomas de uma intoxicação?
- Qual a causa da intoxicação?
- Como avaliar a intoxicação em pacientes?
- Qual o tratamento adequado para a intoxicação?
- Como pode ser reconhecida a intoxicação?
- Quais são os centros de controle de intoxicações?
Como deve ser a abordagem uma suspeita de intoxicação?
Como em todo paciente grave, o primeiro passo importante na abordagem do paciente intoxicado é seguir a avaliação sistematizada, pelo mnemônico CAB:
- Cardiovascular (C): Avalie o status hemodinâmico do paciente, inicie fluidos para expansão volêmica se necessário. ...
- Via Aérea e Respiração (A e B):
Qual a informação mais importante para o diagnóstico de intoxicação?
A intoxicação pode ser reconhecida na primeira apresentação. Ela deve ser suspeitada se os pacientes tiverem sintomas inexplicáveis, especialmente alteração de consciência (que pode variar de agitação, sonolência a coma).
Como tratar a intoxicação?
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa
- Tomar carvão vegetal. O carvão vegetal é um remédio que atua promovendo a adsorção das toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. ...
- Beber muitos líquidos. ...
- Repousar. ...
- Fazer uma alimentação leve.
O que fazer intoxicação exógena?
O tratamento de intoxicação exógena, via de regra segue o procedimento de afastamento do paciente ao agente intoxicante, observação clínica para verificar a involução ou não dos sintomas e terapia de suporte.
Como fazer carvao ativado intoxicação?
3.3- Carvão ativado: pode ser feita, de modo geral, até 4 horas da ingestão. Dose: 1 g/kg peso (até 50g) diluído a 10% em água ou suco.
Quais são os sintomas de uma intoxicação?
Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
- Vômito e salivação excessiva;
- Sonolência, Desorientação;
- Dificuldade de respirar;
- Desmaios, convulsão;
- Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;
Qual a causa da intoxicação?
A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas que surgem pela exposição a substâncias químicas tóxicas para o organismo, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados, como chumbo e mercúrio, ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.
Como avaliar a intoxicação em pacientes?
Consideração de intoxicação em pacientes com consciência alterada ou sintomas inexplicáveis O primeiro passo para o diagnóstico do envenenamento é avaliar a condição geral do paciente. A intoxicação grave pode requerer rápida intervenção para tratar comprometimento das vias respiratórias ou colapso cardiopulmonar.
Qual o tratamento adequado para a intoxicação?
Lembrar que, na maioria dos casos, o tratamento é de suporte e, geralmente não é afeta- do pela identificação do agente causador da intoxicação. Os exames toxicológicos devem ser solicitados para confirmar a intoxicação e correlacioná-los à compatibilidade dos achados clínicos com a síndrome tóxica (tabela 1).
Como pode ser reconhecida a intoxicação?
A intoxicação pode ser reconhecida na primeira apresentação. Ela deve ser suspeitada se os pacientes tiverem sintomas inexplicáveis, especialmente alteração de consciência (que pode variar de agitação, sonolência a coma).
Quais são os centros de controle de intoxicações?
Os centros de controle de intoxicações devem estar aptos a auxiliar a identificação de comprimidos desconhecidos com base em sua aparência. Eles possuem também acesso rápido a toxicologistas. O número do telefone do centro mais perto é frequentemente relacionado com outros números de emergência na página frontal da lista telefônica local.