São restos a pagar processados as despesas que foram somente empenhadas e liquidadas até 31 de dezembro?

Índice

São restos a pagar processados as despesas que foram somente empenhadas e liquidadas até 31 de dezembro?

São restos a pagar processados as despesas que foram somente empenhadas e liquidadas até 31 de dezembro?

Restos a Pagar Processados: foram empenhados e liquidados, pendentes de pagamento. Decreto 93.872/86 - Legislação Federal Art. 67 - Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas (Lei nº 4.320/64, art. 36).

Qual a diferença de restos a pagar processados e não processados?

Configura-se como Restos a Pagar Processados o momento que o 2º estágio da despesa orçamentária (liquidação) já foi realizado, enquanto os Restos a Pagar não Processados quando a despesa se encontra pendente de liquidação, isto é, o empenho se encontra a liquidar ou em liquidação.

Qual o nome que se dá as despesas que não foram pagas até a data de encerramento do exercício financeiro?

No encerramento de cada exercício financeiro, as despesas legalmente empenhadas, não pagas e não canceladas até 31 de dezembro deverão ser registradas contabilmente como obrigações a pagar do exercício seguinte (“resíduos passivos”) em conta denominada Restos Pagar.

Como contabilizar restos a pagar?

Toda a inscrição em Restos a Pagar deverá ter um registro contábil com débito na classe 5 e crédito na classe 6. No controle da execução dos Restos a Pagar (liquidação, pagamento) deverá ser registrado débito e crédito em contas da classe 6.

O que vem a ser restos a pagar?

Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

O que pode ser inscrito em restos a pagar?

"Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.” ... Uma vez empenhada, a despesa pertence ao exercício financeiro em que o empenho ocorreu, onerando a dotação orçamentária daquele exercício.

Postagens relacionadas: