O que é adaptação ao meio aquático?
Índice
- O que é adaptação ao meio aquático?
- Quais as etapas mais importantes na adaptação ao meio líquido?
- Quais os sentidos são alterados quando o aluno inicia o processo de adaptação ao meio líquido?
- Quais habilidades elementos compões a adaptação ao meio líquido?
- São critérios para considerar um aluno adaptado ao meio aquático?
- Quais são as principais variáveis do processo de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao ambiente aquático?
- Quais as 3 etapas de adaptação ao meio líquido?
- Quais fundamentos são trabalhados na ambientação ao meio líquido?
- Qual é a forma mais interessante dos alunos se adaptarem na água?
- O que um iniciante deve aprender inicialmente na fase de adaptação antes de começar a nadar costas?
- Por que a adaptação ao meio aquático?
- Qual a faixa etária da adaptação ao meio aquático?
- Qual a essência do ensino-aprendizagem do meio aquático?
- Como se familiarizar com o meio aquático?
O que é adaptação ao meio aquático?
A adaptação ao meio aquático tem como objetivos o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades motoras aquáticas básicas na adaptação ao meio, como por exemplo, o equilíbrio, a respiração, a propulsão, a imersão e também o salto.
Quais as etapas mais importantes na adaptação ao meio líquido?
1 PERDENDO O “MEDO DE ÁGUA” Geralmente no primeiro contato com o meio líquido o aprendiz sente alterações em seu corpo, que são na maioria das vezes normais. ...
Quais os sentidos são alterados quando o aluno inicia o processo de adaptação ao meio líquido?
Segundo Carvalho (1994), quando um indivíduo inicia o seu processo de adaptação ao meio aquático, ocorre um conjunto de transformações ao nível das referências dos órgãos dos sentidos (equilíbrio, visão, audição e proprioceptivos) e também ao nível de todas as referências que normalmente existem em terra (fora de água) ...
Quais habilidades elementos compões a adaptação ao meio líquido?
Para obtenção do nível de aprendizagem das técnicas de adaptação ao meio líquido os escolares realizaram as atividades de equilíbrio, respiração e flutuação, conforme consta na Tabela 1. Para cada atividade desenvolvida um resultado foi marcado segundo o desempenho de cada escolar.
São critérios para considerar um aluno adaptado ao meio aquático?
A adaptação ao meio aquático é um processo de ensino-aprendizagem pelo qual o aluno se apropria de um conjunto de habilidades motoras aquáticas básicas, as quais são determinantes para a posterior abordagem das habilidades motoras aquáticas específicas (p.e., técnicas de nado, técnicas de partir, técnicas de virar).
Quais são as principais variáveis do processo de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao ambiente aquático?
O curso de Natação: Adaptação ao meio aquático levanta questões básicas sobre as 3 principais variáveis para poder aprender a nadar. São elas: Respiração, Flutuação e Propulsão.
Quais as 3 etapas de adaptação ao meio líquido?
Natação - Adaptação ao meio líquido RESPIRAÇÃO Esta é a fase mais importante, é a “ alma” do aprendizado, pois uma vez que o aluno consegue dominar a respiração, a sua iniciação ao nado estará a um passo de se concretizar. FLUTUAÇÃO É a capacidade que tem um corpo de se manter na superfície, sem nenhum auxílio.
Quais fundamentos são trabalhados na ambientação ao meio líquido?
A natação implica fundamentos de ambientação em meio líquido, que são os mergulhos, a respiração, a flutuação, os saltos, os giros e a propulsão.
Qual é a forma mais interessante dos alunos se adaptarem na água?
Manipulações. De entre os vários programas de exercício físico, as actividades aquáticas são possivelmente das mais prescritas para crianças e jovens. ... Os programas introdutórios, quando implementados em crianças e jovens, têm uma forte adesão por parte de alunos na faixa dos três aos seis ou sete anos de idade.
O que um iniciante deve aprender inicialmente na fase de adaptação antes de começar a nadar costas?
É bom ressaltar que para nadar costas o praticante deve saber flutuar. Este é um exercício que deve ser ensinado durante os primeiros contatos com a água, ou seja, na chamada fase de adaptação. ... Pés relaxados, levemente para dentro, onde se deve chutar a água com os peitos dos pés.
Por que a adaptação ao meio aquático?
Este processo de relacionamento num ambiente menos constrangedor leva à diminuição do egocentrismo, tão característico nestas idades. A nossa proposta de trabalho nesta fase, divide a Adaptação ao Meio Aquático em duas grandes etapas: Familiarização com o Meio Aquático e Autonomia no Meio Aquático.
Qual a faixa etária da adaptação ao meio aquático?
Ora dada a faixa etária a que se destinam a maioria dos programas de adaptação ao meio aquático, um estilo de ensino menos formatado, que dê uma maior liberdade criativa ao aluno será uma mais-valia para o desenvolvimento de todo o seu vocabulário motor.
Qual a essência do ensino-aprendizagem do meio aquático?
Durante décadas os modelos de ensino-aprendizagem da adaptação ao meio aquático propostos caracterizavam-se por estilos de ensino mais rígidos e formais (Catteau e Garoff, 1988). Onde a essência do programa estava na habilidade que tinha de ser realizada. Com efeito, a prática analítica das habilidades era também uma constante.
Como se familiarizar com o meio aquático?
A familiarização com o meio aquático visapromover o equilíbrio em posição horizontal, assim como procurar vivenciar a expiração voluntária no meio aquático através de: manipulações. – Fomentar a posição hidrodinâmica fundamental. – Trabalhar a expiração controlada e o ritmo respiratório.