Como é realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
Índice
- Como é realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
- Como calibrar uma pipeta volumétrica em laboratório?
- Como fazer aferição de vidrarias?
- Como se determina o volume real de uma vidraria?
- Como medir o volume em uma vidraria volumétrica?
- Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica e uma graduada?
- Quando deve ser usada uma pipeta?
- Qual a calibração da pipeta?
- Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
- Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
- Qual a calibração de aparelhos volumétricos?
Como é realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2).
Como calibrar uma pipeta volumétrica em laboratório?
Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.
Como fazer aferição de vidrarias?
A vidraria é aferida de forma bastante simples; isto é feito pela medida da massa transferida ou contida por um recipiente utilizando-se a densidade específica da substância para converter a massa em volume.
Como se determina o volume real de uma vidraria?
A temperatura da água deve ser medida após a pesagem para se conhecer a densidade da água. Conhecendo a massa da água e a densidade da água, na temperatura medida, determina-se o real valor de volume da vidraria.
Como medir o volume em uma vidraria volumétrica?
A volumétrica tem apenas 2 Page 3 um traço de aferição na parte superior para indicar sua capacidade, e no seu bulbo está indicado o volume e a temperatura na qual foi calibrada. Já a graduada possui uma escala que permite obter medidas variadas de volume.
Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica e uma graduada?
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas. Para sua utilização é necessário uma pró-pipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler.
Quando deve ser usada uma pipeta?
Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. ... Pipeta Volumétrica ou Transferidora: planejada para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A).
Qual a calibração da pipeta?
Calibração é o processo pelo qual a precisão da pipeta é estabelecida. É o grau de correspondência entre o valor que o instrumento indica que está transferindo e o valor realmente transferido. O material volumétrico é calibrado para transferir um determinado volume a uma certa temperatura, que normalmente é padronizada a 20 ° C.
Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
Por exemplo, se for usada uma pipeta volumétrica que indica escrita no vidro com capacidade para 20 ml e com uma única capacidade acima da protuberância, significa que até essa marca a pipeta deve ser preenchida para que, uma vez completamente esvaziada na recipiente a ser transferido, o volume transferido é exatamente de 20 ml.
Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
Calibrar o tempo de escoamento e a capacidade das pipetas volumétricas (10,00 mL e 25,00 mL) Introdução: Em análise química quantitativa, a pipeta volumétrica é um instrumento muito utilizado e nestas análises os volumes devem ser precisos.
Qual a calibração de aparelhos volumétricos?
Calibração de aparelhos volumétricos Objetivo: Calibrar o tempo de escoamento e a capacidade das pipetas volumétricas (10,00 mL e 25,00 mL) Introdução Calibração de aparelhos volumétricos Objetivo: