Por que é importante a secagem dos leitões logo após o nascimento?
Índice
- Por que é importante a secagem dos leitões logo após o nascimento?
- Como deve ser realizado o procedimento de cura do umbigo dos leitões?
- Quais os procedimentos utilizados para evitar a hipotermia dos leitões no parto?
- Quais procedimentos devem ser feitos nos leitões depois de 2 dias pós nascimento?
- Quais as principais causas da mortalidade de leitões na fase inicial?
- Porque cortar a cauda dos leitões?
- Quais são as práticas realizadas no dia do desmame dos leitões?
- Qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos?
- Quais são as análises de matéria seca?
- Quando deve ser feita a transferência de Leitões?
- Como ocorre a secagem de uma fase líquida?
Por que é importante a secagem dos leitões logo após o nascimento?
Limpar e secar os leitões recém-nascidos Como eles ainda têm dificuldade para regular a temperatura interna, essa prática reduz sua perda de calor corporal.
Como deve ser realizado o procedimento de cura do umbigo dos leitões?
O umbigo é uma porta aberta, expondo o animal a contaminações diretas. Por essa razão, o cordão umbilical deve ser cortado logo após o nascimento do leitão. A área de corte fica a mais ou menos 3 cm de barriga. Em seguida, se faz a desinfecção ou cura do local com uma solução iodada.
Quais os procedimentos utilizados para evitar a hipotermia dos leitões no parto?
Para evitar perdas na maternidade, sugere-se as seguintes medidas: Assegurar um local quente (26 a 32ºC) e seco para os leitões, evitando o choque térmico do leitão e a consequente hipotermia dos recém nascidos.
Quais procedimentos devem ser feitos nos leitões depois de 2 dias pós nascimento?
Enxugar os leitões. Logo após o nascimento dos leitões, deve-se enxugá-los com cepilho ou papel toalha, no sentido da cabeça para o corpo, removendo os líquidos fetais, restos de membranas e estimulando a respiração. ...
Quais as principais causas da mortalidade de leitões na fase inicial?
As principais causas que levam a morte dos leitões são:
- Físicas: →Mortalidade perinatal: é a ocorrência de um ou mais natimortos em partos. ...
- Genéticas: ...
- Deficiências nutricionais:
Porque cortar a cauda dos leitões?
O corte do último terço da cauda do porco é uma medida preventiva contra o canibalismo. ... Segura-se o animal com a cauda esticada e apoiada sobre uma superfície plana (tábua), e num único gesto corta-se a cauda do leitão. Nessa medida, não é necessária a desinfecção do local e não ocorrem hemorragias.
Quais são as práticas realizadas no dia do desmame dos leitões?
Logo após o término do parto, algumas práticas devem ser realizadas (toalete) para facilitar ainda mais a vida dos leitões e seu bom desenvolvimento, como: corte de dentes, corte da cauda e amarração e corte do umbigo.
Qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos?
Mas então, qual a importância de conhecer a matéria seca dos alimentos? Quanto mais umidade tiver o ingrediente, maior a importância. Como exemplo, cita-se a silagem de milho, que pode ter entre 20% e 45% de MS (ideal entre 30% a 35% de MS) devido – principalmente – a erros no ponto de colheita. Tabela 1.
Quais são as análises de matéria seca?
Análises de matéria seca, de 18 amostras de silagem de planta inteira de milho, realizadas no laboratório de bromatologia da Agroceres Multimix. Vale lembrar que quando fazemos simulações, consideramos o consumo dos animais com base no consumo de matéria seca.
Quando deve ser feita a transferência de Leitões?
Neste último caso, os leitões são agrupados por tamanho permitindo condições mais iguais entre os animais. A transferência deve ser realizada com leitões que tenham aproximadamente a mesma idade e até, no mais tardar, o terceiro dia após o parto da porca adotiva.
Como ocorre a secagem de uma fase líquida?
Durante a secagem de uma fase líquida constituída por n componentes, as moléculas voláteis localizadas na interface entre o líquido e a fase gasosa evaporam e passam para a corrente de ar aquecido que varre esta interface.