Como são organizadas as visitas dos agentes comunitários?
Índice
- Como são organizadas as visitas dos agentes comunitários?
- O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
- Qual o objetivo da visita domiciliar do ACS?
- Quantas famílias o agente de Saúde pode ter?
- Quem coordena os ACS?
- Qual órgão que cuida do agente de saúde?
- Qual o objetivo da visita domiciliar?
- Qual a duração de uma visita ao ACS?
- Qual o tempo recomendado para uma visita domiciliar?
- Como é realizado o registro de visitas domiciliares no e-sus?
- Como será contabilizado o registro das visitas do ACS?
Como são organizadas as visitas dos agentes comunitários?
Assim, a visita domiciliária (VD) constitui o principal instrumento de trabalho dos ACS. O Ministério da Saúde recomenda que haja no mínimo uma visita mensal a cada domicílio da área de atuação do agente, havendo variações em função do estado de saúde de seus habitantes (Brasil, 2001).
O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
Qual o objetivo da visita domiciliar do ACS?
Desta forma, uma visita cujo objetivo é simplesmente avisar a um paciente que deve comparecer ao Posto de Saúde para uma consulta médica pode levar 1 minuto. Por outro lado, uma primeira visita para conhecer uma família que traz uma série de demandas à equipe de saúde, via ACS, pode durar mais de uma hora.
Quantas famílias o agente de Saúde pode ter?
Independente da população da cidade ou da população sob responsabilidade de uma equipe de saúde da família, o Ministério da Saúde recomenda que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) seja responsável pelo “cuidado” de uma micro área com no máximo 750 pessoas, não especificando o número de famílias.
Quem coordena os ACS?
O profissional enfermeiro é reconhecido como um elemento importante na rede de relações e interações do ACS com a comunidade, sendo visualizado como liderança. Embora apresente sinais de uma liderança autoritária, promove a interlocução e age como um facilitador do trabalho em equipe na promoção da saúde.
Qual órgão que cuida do agente de saúde?
Em 1994 o Ministério da Saúde lançou o PSF como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, com caráter organizativo complementar e substitutivo ao PACS para qual as ações dos agentes comunitários de saúde sejam acompanhadas e orientadas por um enfermeiro(a), sendo este profissional o responsável pela ...
Qual o objetivo da visita domiciliar?
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.
Qual a duração de uma visita ao ACS?
Por outro lado, uma primeira visita para conhecer uma família que traz uma série de demandas à equipe de saúde, via ACS, pode durar mais de uma hora. O mais importante para o ACS é pesar o tempo de cada VD de acordo com as necessidades individuais de cada família/pessoa visitada com a necessidade do coletivo/comunidade.
Qual o tempo recomendado para uma visita domiciliar?
O tempo utilizado pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) para a realização de uma visita domiciliar (VD) deve ser suficiente para que se consiga atingir seus objetivos. Não existe um tempo padrão indicado.
Como é realizado o registro de visitas domiciliares no e-sus?
Registro de visitas domiciliares no e-SUS (ACS e ACE) Registro de visitas domiciliares no e-SUS (ACS e ACE) O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial.
Como será contabilizado o registro das visitas do ACS?
Observações: - O registro das visitas do ACS não será mais contabilizado por “famílias visitadas”, mas sim por “indivíduos visitados”. Indiretamente, será possível vincular estes indivíduos a seus núcleos familiares e calcular também quantas famílias foram visitadas.