Como se processa a verificação da resistência do concreto?
Índice
- Como se processa a verificação da resistência do concreto?
- Qual o número total de corpos de prova moldados para análise de resistência à compressão aos 7 e 28 dias?
- Quais características do concreto devem constar na ordem de compra de concreto?
- O que diz a norma NBR 14931 sobre cura?
- Quais fatores está relacionado a resistência do concreto?
- Quantos golpes no corpo de prova?
- Quantos corpos de prova devem ser moldados por caminhão?
- Como pedir concreto na Concreteira?
- Qual o procedimento de ensaio que deve ser realizado no momento do recebimento do concreto?
- Qual a qualidade do concreto para a construção?
- Qual a garantia da qualidade do concreto?
- Como é o controle de qualidade do concreto entregue aos clientes?
- Qual a durabilidade do concreto usinado?
Como se processa a verificação da resistência do concreto?
Esse teste é feito em laboratório por meio do ensaio de compressão axial. Para que o ensaio seja realizado corretamente, é preciso primeiro nivelar o CP para que encaixe perfeitamente na máquina. A máquina exercerá uma força gradual de compressão sobre o corpo de prova até que ele se rompa.
Qual o número total de corpos de prova moldados para análise de resistência à compressão aos 7 e 28 dias?
Em geral, como padroniza a NBR-5738 [5], são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura.
Quais características do concreto devem constar na ordem de compra de concreto?
CONSTAR NA ORDEM DE COMPRA ✓ Resistência característica à compressão do concreto (fck) em MPa definida em projeto – obrigatório. ✓ Módulo de Elasticidade Tangente Inicial (Eci) em GPa, definido em projeto – obrigatório. ✓ Relação água/cimento (A/C) máxima conforme projeto – obrigatório.
O que diz a norma NBR 14931 sobre cura?
A nova Norma NBR 14931 determina que deve-se fazer a cura em um concreto até que sua resistência atinja 15,0 MPa. A consideração é que o concreto, ao atingir esta resistência, já estará com seu grau de hidratação bem avançado e, portanto, a cura poderá ser interrompida.
Quais fatores está relacionado a resistência do concreto?
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.
Quantos golpes no corpo de prova?
No formato cilíndrico, os moldes mais utilizados possuem dois tamanhos: 1 mm, preenchidos com concreto em duas camadas sucessivas, cada uma delas recebendo 12 golpes com a haste de socamento, e 1 mm, em que são aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.
Quantos corpos de prova devem ser moldados por caminhão?
Concreto: corpos-de-prova Em geral, são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7, 14, 21 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura.
Como pedir concreto na Concreteira?
É importante que o profissional responsável pelo pedido de concreto usinado procure adquiri-lo em concreteiras próximas ao local da obra, pois, a norma estabelece que o tempo máximo de transporte entre o início da mistura e a chegada na obra deve ser de 90 minutos para o caso de transporte com o caminhão betoneira.
Qual o procedimento de ensaio que deve ser realizado no momento do recebimento do concreto?
O Slump Test deve ser feito tanto no ato do recebimento de concretos usinados frescos produzidos pela central, como para o próprio controle tecnológico do concreto que venha a ser produzido no canteiro de obras (em casos de grandes obras com central interna).
Qual a qualidade do concreto para a construção?
Sem esse controle, a qualidade do concreto não pode ser garantida e a integridade estrutural da edificação ou de qualquer peça fica comprometida. O procedimento vale tanto para o concreto que chega ao canteiro de obras quanto para aquele utilizado nas indústrias de blocos, postes, pavers e de pré-fabricados em geral.
Qual a garantia da qualidade do concreto?
Os ensaios de controle mostraram que a garantia da qualidade do concreto e sua durabilidade, bem como sua aceitação junto às especificações, advém da utilização de metodologias de controle tecnológico do concreto. SUMÁRIO 1.
Como é o controle de qualidade do concreto entregue aos clientes?
Ou seja, é aumentado o nível de controle e qualidade do concreto entregue para os clientes”, afirma a especialista. O controle de qualidade do concreto começa com desenvolvimento dos traços em laboratório, seguindo com o recebimento da matéria-prima, controle de produção, até a chegada ao último teste, que é o rompimento do corpo de prova.
Qual a durabilidade do concreto usinado?
Uma das propriedades que influenciam na durabilidade do concreto usinado é o fck (resistência característica a compressão aos 28 dias), este depende de algumas variáveis, entre elas a classe do cimento, tamanho dos agregados (areia e brita), relação água/cimento e a presença ou não de aditivos.