Qual a melhor forma de descartar o lixo industrial?
Índice
- Qual a melhor forma de descartar o lixo industrial?
- Como é feito o descarte de resíduos industriais?
- O que fazer com o lixo industrial?
- Por que o lixo industrial não pode e nem deve ser destacado em qualquer lugar?
- Como classificar os resíduos industriais?
- Por que é importante fazer o descarte de forma correta dos resíduos?
- O que tem no lixo industrial?
- O que o lixo industrial pode causar no meio ambiente?
- Qual é a destinação correta do lixo?
- Porque o lixo eletrônico não pode ser jogado na natureza?
- Qual a preocupação com o descarte de resíduos industriais?
- Quais são os lixos infectantes?
- Quais os benefícios do descarte de resíduos?
- Quais são os métodos de descarte?
Qual a melhor forma de descartar o lixo industrial?
Indicado para lixo de classe 1, a incineração é um método eficiente para descartar resíduos corrosivos, reativos, tóxicos, inflamáveis ou patogênicos.
Como é feito o descarte de resíduos industriais?
Existem vários procedimentos para que o descarte de resíduos industriais seja realizado de forma correta, os processos mais conhecidos e utilizados por empresas especializadas são o coprocessamento, a incineração, o aterramento, e o beneficiamento de resíduos.
O que fazer com o lixo industrial?
Reciclagem. Outro destino para o lixo industrial é a doação ou venda como matéria-prima para outras indústrias. Para incentivar este tipo de reaproveitamento, que traz vantagens econômicas e ambientais, foi criado, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos.
Por que o lixo industrial não pode e nem deve ser destacado em qualquer lugar?
O descarte do lixo industrial em locais inapropriados tem gerado sérios impactos no meio ambiente, como a poluição do solo e dos cursos de água (rios, mares, lagos, oceanos, lençóis freáticos). Os tipos de resíduos possuem um destino específico e nem todos estão de acordo com as leis ambientais.
Como classificar os resíduos industriais?
No Brasil, para classificar os resíduos, adota-se a NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que os divide da seguinte forma: classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).
Por que é importante fazer o descarte de forma correta dos resíduos?
O descarte correto deve ser rotina de empresas de todos as atividades, esta preocupação ajuda a preservar os recursos naturais e a reaproveitar materiais que seriam destinados ao meio ambiente.
O que tem no lixo industrial?
Alguns exemplos de lixo industrial são produtos químicos, borracha, plásticos, madeira, tecidos, papéis, cinzas, metais, vidros, gases e óleos.
O que o lixo industrial pode causar no meio ambiente?
Por consequência, a saúde da população também é afetada devido à contaminação provocada pelo contato com os resíduos industriais. Os indivíduos podem sofrer com: tumores diversos, doenças hepáticas, rinites, alterações neurológicas, câncer, enfisema, entre outras doenças.
Qual é a destinação correta do lixo?
A verde é para vidro, a amarela para metal, a vermelha para plástico e a azul para papel. O primeiro passo para destinar os materiais de forma correta é saber a diferença entre o lixo molhado e o seco.
Porque o lixo eletrônico não pode ser jogado na natureza?
Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias quuímicas presentes nos componentes eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população através da ingestão desses ...
Qual a preocupação com o descarte de resíduos industriais?
A preocupação com o descarte correto dos resíduos industriais é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente e da saúde pública. Mas, além disso, quando não for feito o descarte correto à empresa poderá sofrer implicações que afetarão seu negócio, como a perda de clientes ou punições legais.
Quais são os lixos infectantes?
São considerados lixos infectantes (resíduos do grupo A, que apresentam riscos frente a presença de agentes biológicos):- Sangue hemoderivados; – Objetos perfurocortantes que sejam provenientes de estabelecimentos que prestem serviços de saúde.
Quais os benefícios do descarte de resíduos?
E os benefícios do descarte correto de resíduos? Quando o descarte é feito de forma correta não há danos nocivos ao meio ambiente ou a saúde do homem. O descarte sendo realizado de forma menos impactante à natureza trazem vários benefícios não só a sociedade, mas também as empresas.
Quais são os métodos de descarte?
Os métodos de descarte listados acima são alguns exemplos, existem no mercado industrial outras alternativas. É importante ressaltar também que, assim como quase tudo no mercado industrial, o descarte de resíduos é um processo que acompanha a tecnologia, por isso, fique atento aos novos métodos que aparecem a todo momento.