O que é lixo nuclear e como é o reprocessamento de combustível nuclear?
O que é lixo nuclear e como é o reprocessamento de combustível nuclear?
Os resíduos nucleares é o material indesejado e perigosamente radioativo que o combustível nuclear torna-se depois de ser utilizado num reator, para a produção de energia nuclear. ... O lixo, às vezes chamado de combustível irradiado, é perigosamente radioativo, e permanece assim durante milhares de anos.
O que é feito com o lixo nuclear?
Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo, que varia de anos. A radiação desaparece após esse tempo e não oferece mais riscos.
Qual é o destino do lixo radioativo?
Os rejeitos de nível baixo e médio são guardados em depósitos provisórios ou permanentes. No Brasil, há depósitos provisórios em centros de pesquisa nuclear no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – o único depósito permanente fica em Goiás.
Qual o problema do lixo atômico?
Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.
Qual é o maior problema do lixo nuclear?
Por que o lixo nuclear representa perigo? Quando os isótopos de Urânio passam pelo processo de fissão nuclear, se desintegram e passam a emitir radiações gama. Os raios gama são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, eles invadem as células do organismo e podem levar até à morte.