Como é feita a leitura do menisco?
Índice
- Como é feita a leitura do menisco?
- Como deve ser feito o acerto e leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos?
- Quais os cuidados necessários para aferição de uma vidraria?
- Como fazer a leitura da Bureta?
- Por que devemos saber a temperatura do ambiente quando estamos aferindo um equipamento volumétrico?
- Como é formado o menisco?
- Qual a curvatura do menisco?
- Qual o ponto mais alto do menisco?
Como é feita a leitura do menisco?
A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.
Como deve ser feito o acerto e leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos?
O acerto e a leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos devem ser feitos da seguinte forma: 1. ... O operador deve fazer com que a parte inferior do menisco tangencie o traço de aferição do material volumétrico (se o líquido usado for escuro, deverá tangenciar a parte de cima do menisco).
Quais os cuidados necessários para aferição de uma vidraria?
Cuidados para Calibração A vidraria deve ser cuidadosamente limpa e deve ficar um tempo ao lado da balança, com um suprimento de água, a fim de estarem em equilíbrio térmico com o ambiente; Sempre que utilizar as balanças, evitar poeiras e outras sujidades que possam interferir nas pesagens; Cuidados para Calibração ...
Como fazer a leitura da Bureta?
Para efectuar uma leitura do nível do líquido na bureta deve: Fazer-se a leitura pela tangente à parte inferior do menisco, colocando os olhos a esse nível, para evitar erros de paralaxe. Utilizar-se um cartão branco para ajudar a leitura (Figura 7).
Por que devemos saber a temperatura do ambiente quando estamos aferindo um equipamento volumétrico?
A temperatura é importante, porque o líquido e o vidro se expandem quando aquecidos [2].
Como é formado o menisco?
Conclusão: o menisco é formado pela atração do líquido pelo vidro, uma forma de “querer grudar”, se não fosse por isso teríamos uma linha horizontal (reta) demarcando o volume do líquido. Esta força intermolecular é muito intensa na molécula de água, ela torna possível que uma agulha flutue sobre a água apesar de ter a densidade superior.
Qual a curvatura do menisco?
A curvatura se desenvolve como função da interação de forças de adesão e coesão. Se as moléculas de líquidos são atraídas mais fortemente pela parede do vidro (adesão) do que pelas próprias moléculas do líquido (coesão), o menisco se curva para baixo, ou côncavo; a borda da superfície do líquido é levemente elevada.
Qual o ponto mais alto do menisco?
No caso de um menisco côncavo, o volume deve ser lido no ponto mais alto do nível do líquido. O ponto mais alto do menisco deve tocar na borda inferior da marca de graduação.