Por que as vidrarias volumétricas não podem ser aquecidas?
![Por que as vidrarias volumétricas não podem ser aquecidas?](https://i.ytimg.com/vi/GKO1rXYNWDs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAF0NJ4nLsvOmuhFCS1_qPQvAwKqA)
Por que as vidrarias volumétricas não podem ser aquecidas?
Balão volumétrico: utilizado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e prefixados. Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida.
Como é formado o menisco?
Conclusão: o menisco é formado pela atração do líquido pelo vidro, uma forma de “querer grudar”, se não fosse por isso teríamos uma linha horizontal (reta) demarcando o volume do líquido. Esta força intermolecular é muito intensa na molécula de água, ela torna possível que uma agulha flutue sobre a água apesar de ter a densidade superior.
Qual a curvatura do menisco?
A curvatura se desenvolve como função da interação de forças de adesão e coesão. Se as moléculas de líquidos são atraídas mais fortemente pela parede do vidro (adesão) do que pelas próprias moléculas do líquido (coesão), o menisco se curva para baixo, ou côncavo; a borda da superfície do líquido é levemente elevada.
Qual o ponto mais alto do menisco?
No caso de um menisco côncavo, o volume deve ser lido no ponto mais alto do nível do líquido. O ponto mais alto do menisco deve tocar na borda inferior da marca de graduação.