Quais os principais fatores que podem influenciar o transporte de amostras biológicas?

Índice

Quais os principais fatores que podem influenciar o transporte de amostras biológicas?

Quais os principais fatores que podem influenciar o transporte de amostras biológicas?

Durante o transporte, diversos fatores podem influenciar a qualidade das amostras que chegam ao laboratório como, por exemplo, tempo, temperatura e choques mecânicos (GABRIEL Jr.et al, 2007).

Quais cuidados devem ser tomados durante o transporte de uma amostra biológica?

Conheça 5 boas práticas para o transporte de material biológico

  • Considere a variação cronobiológica. Algumas amostras podem se tornar inúteis para a análise laboratorial se não forem analisadas em tempo hábil. ...
  • Faça a identificação. ...
  • Realize a acreditação laboratorial. ...
  • Utilize os materiais adequados. ...
  • Implemente uma soroteca.

Como é feita a coleta de material biológico?

Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico; a coleta pode ser feita por aspiração da secreção ali presente ou do líquido não drenado (por meio de seringa e agulha estéreis) ou ainda com swab.

Quais fatores durante a coleta e transporte da urina podem interferir no exame?

Coleta da amostra de urina As orientações fornecidas ao paciente devem abordar, além de aspectos relacionados à coleta, os possíveis interferentes biológicos do exame de urina (p. ex.: dieta, uso de medicamentos), os quais podem impactar em vários parâmetros como cor, densidade e pH da amostra.

Qual a importância do acondicionamento e transporte de material biológico?

O transporte de material biológico está submetido, assim como outras atividades, ao controle de vigilância sanitária, uma das atuações principais da Anvisa. Esse trabalho tem a proposta de manter o controle da preservação dos materiais de amostra, assim como também preza pela proteção de quem trabalha com eles.

O que é coleta de material biológico?

É a obtenção de amostras de organismos silvestres, nativos ou exóticos - animal, vegetal, fúngico ou microbiano - seja pela remoção do indivíduo do seu habitat natural, seja pela colheita de amostras biológicas. Coleta é o simples ato de obter amostras em campo.

Qual a finalidade do Manual de amostras biológicas?

1. APRESENTAÇÃO Este Manual tem por finalidade sistematizar as orientações para coleta, preparo e transporte de amostras biológicas, se adequando às exigências do Programa de Qualidade e as Normas de Biossegurança nos Serviços de Saúde, bem como atender

Qual a relação entre coleta e armazenamento de amostras biológicas?

COLETA, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS. COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS. Dra Maria Salete Sartori Biomédica / Bióloga Supervisora técnica da STLAC Mestrado em Metabolismo e Nutrição. Seção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas - HC –UNESP.

Qual é o Manual de transporte de amostras?

Transporte de Amostras Acondicionamento e Manual de Coleta, Transporte de Amostras Manual de Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras Governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes Secretário da Saúde Raimundo José Arruda Bastos Secretário Adjunto da Saúde Haroldo Jorge de Carvalho Pontes Secretária Executiva da Saúde

Quais são as etapas do transporte de material biológico?

Nas etapas podem ocorrer situações de risco, considerando a natureza do material transportado e as possíveis consequências, em caso de acidentes, durante o deslocamento. Neste sentido, este breve guia tem o objetivo de esclarecer acerca dos regulamentos, normas e diretrizes relacionados ao transporte de material biológico no âmbito nacional.

Postagens relacionadas: