Quais são os exames do perfil lipídico?
Índice
- Quais são os exames do perfil lipídico?
- Quando pedir perfil lipídico?
- Para que serve o exame de lipidograma?
- Qual o valor do exame de perfil lipídico?
- Por que a alteração do perfil lipídico?
- Qual é o perfil lipídico do colesterol?
- Qual a importância do LDL no perfil lipídico?
- Quais são os exames de lipídios para crianças e jovens?

Quais são os exames do perfil lipídico?
No exame de perfil lipídico completo, é possível observar os valores de:
- Colesterol LDL. ...
- Colesterol HDL. ...
- Colesterol VLDL. ...
- Colesterol não-HDL. ...
- Colesterol total. ...
- Triglicerídeos.
Quando pedir perfil lipídico?
Quando o perfil lipídico é pedido? Recomenda-se que adultos saudáveis sem outros fatores de risco de doença cardíaca façam um perfil lipídico a cada cinco anos. A triagem pode ser feita medindo apenas o colesterol. Entretanto, se o colesterol estiver alto, devem ser feitos outros exames do perfil lipídico.
Para que serve o exame de lipidograma?
O lipidograma, também conhecido como perfil lipídico, é um exame de análise clínica que tem como objetivo verificar a quantidade de LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total que, quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para o desenvolvimento de diversas doenças.
Qual o valor do exame de perfil lipídico?
Os valores de referência preconizados em consenso brasileiro para normatização da determinação laboratorial de perfil lipídico são: 0 a 9 anos – Em jejum:
Por que a alteração do perfil lipídico?
Em alguns casos, a alteração do perfil lipídico está associada a fatores genéticos, contudo, boa parte dos problemas, com a elevada taxa de lipídios no sangue, pode ser contornada com mudanças de hábitos.
Qual é o perfil lipídico do colesterol?
A partir do perfil lipídico, é possível avaliar as taxas de LDL (o colesterol “ruim”), HDL (o colesterol “bom”), VLDL e triglicerídeos. Assim, quando os valores estão fora do normal, ou seja, há distúrbios nos níveis de lipídios que circulam no sangue, considera-se uma dislipidemia.
Qual a importância do LDL no perfil lipídico?
Considerado o colesterol “ruim”, o LDL é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente, para a produção de hormônios, além de impedir a formação de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Contudo, o aumento da taxa da LDL no perfil lipídico sinaliza os principais riscos de doenças cardiovasculares.
Quais são os exames de lipídios para crianças e jovens?
Os exames de lipídios não são, em geral, pedidos para crianças e adolescentes. Entretanto, é recomendado o perfil lipídico de crianças e jovens com risco aumentado de desenvolvimento de doença cardíaca na vida adulta.