Como usar o pronome relativo ONDE?

Índice

Como usar o pronome relativo ONDE?

Como usar o pronome relativo ONDE?

ONDE é um pronome relativo e serve para ligar uma oração principal a uma subordinada adjetiva ao mesmo tempo que substitui um termo da oração principal, evitando a repetição. uma vez que, nessa frase, o pronome está retomando entrevista, que não é um lugar!!! Isso posto, vamos à distinção entre ONDE e AONDE!

Onde só se refere a lugar?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar.

Como usar o QUEM?

Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.

Onde pronome lugar?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. ... Assim, o termo “aonde” só pode ser usado quando acompanhado de outro termo que exija a preposição “a”, como na frase: “Vou aonde você for”.

Como substituir o aonde?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

Quando se usa onde e aonde?

No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Em que pode ser substituído por onde?

O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.

Qual a classificação gramatical da palavra aonde?

Tem mais depois da publicidade ;) Onde e aonde: Classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, o advérbio é a palavra que fica próxima do verbo (ad-vérbio).

Quando se usa a palavra onde é aonde?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Qual a função dos pronomes relativos?

Os pronomes relativos introduzem uma oração subordinada e, por isso, exercem uma função sintática na frase. As orações subordinadas completam o sentido e dependem da oração principal. As orações subordinadas adjetivas são maioritariamente introduzidas pelo pronome relativo que:

Quais são os antecedentes dos pronomes relativos?

Os antecedentes com os quais os pronomes relativos se relacionam podem ser um substantivo, um pronome, um adjetivo, um advérbio ou uma oração. Contudo, com os pronomes quem e onde, é possível que sejam utilizados na frase sem o antecedente, chamando-se então de pronomes relativos indefinidos. Exemplo:

Qual a forma adequada para o pronome “que”?

No caso da frase, em que o pronome se encontra entre um nome e um verbo, a forma mais adequada seria “que” ou “o qual”. 6) A casa de Pedro, que é empresário, foi demolida. O pronome relativo “que” retoma o termo antecedente “Pedro”, pois com ele mantém relação de sentido, de maneira que a frase se encontra gramaticalmente adequada.

Postagens relacionadas: