Como é feita a manipulação do gesso?

Índice

Como é feita a manipulação do gesso?

Como é feita a manipulação do gesso?

Na Odontologia, para se obter o gesso é utilizado o sulfato de cálcio, sal inorgânico. A gipsita é formada pela versão hidratada desse sal (sulfato de cálcio dihidratado). A gipsita (dihidrato) se transforma em gesso (hemihidrato) por meio de um processo de aquecimento de 1ºC chamado calcinação.

O que é o gesso quais os tipos de gesso qual a relação água pó para sua manipulação O que é tempo de presa do gesso?

O sulfato de cálcio hemiidratado (gesso) é adicionado à água. ... O tempo de presa é estabelecido por dois principais fatores, o tempo de espatulação e a relação água/ (diferente para cada tipo). Com maior quantidade de água, o tempo de presa aumenta, pois os cristais demoram mais para se entrelaçarem.

Qual a proporção água pó do gesso tipo IV?

Segundo Anusavice6 (1998), a relação água/ para o gesso tipo IV deve se situar entre 0,22 e 0,24 e, para o gesso tipo III, entre 0,28 e 0,30. No entanto, o autor determina que a relação água/ para gesso deve se- guir as orientações do fabricante (30 mL - gesso tipo III e 19 mL - gesso tipo IV).

Qual o tempo de manipulação do gesso?

Quanto maior a relação A/P para o espatulamento, maior a distância inicial entre os cristais em crescimento. Entretanto, menor será o choque entre eles, o que resulta em menor expansão de presa. Expansão tardia: ocorre até 48 horas após a presa inicial do gesso (ou até mais, dependendo do fabricante).

O que muda na composição do pó de um tipo de gesso para outro que faz com que tenham resistência diferente?

Com um maior número de núcleos, os cristais formados ficam mais próximos e conseguem maior embricamento, e isto resulta em maior resistência mecânica. Assim, em uma manipulação manual (com gral e espátula), o tempo de espatulação deve ser maior que o necessário para obter mistura homogênea com consistência adequada.

Quais os tipos de gesso e seu uso na prótese total?

Gesso para Modelo (Tipo II): Usado principalmente para preencher a mufla na construção de uma dentadura, quando a expansão de presa não é crítica e a resistência é adequada. Gesso Tipo II Gesso-Pedra (Tipo III): Indicado para a construção de modelos, na confecção de próteses totais que se ajustam aos tecidos moles.

Qual gesso é o mais utilizado pelos ortodontistas?

MOTTA16, em 1991, salientou que o gesso tipo II seria usado pelos ortodontistas, preferencialmente na cor branca, para confecção de modelos de estudo, cujas superficies são tratadas com sabão, para dar-lhes brilho.

Quais cuidados devemos tomar no armazenamento do pó do alginato?

Como devo armazenar o pó do alginato? R. Sempre armazene o de alginato em ambiente seco e fresco. Quando abrir um pacote de alginato transfira o seu conteúdo para um recipiente que feche hermeticamente.

Qual o tipo de gesso mais indicado?

Indicado para moldagem, mas atualmente está em desuso. – Tipo II (Classe I): indicado para montagens em articulador, ele apresenta baixa resistência e baixa expansão. – Tipo II (Classe II): com baixa resistência e alta expansão, este é um tipo de gesso bastante comum. Basicamente, ele é indicado para procedimentos não odontológicos.

Quando ocorre a expansão do gesso?

Expansão tardia: ocorre até 48 horas após a presa inicial do gesso (ou até mais, dependendo do fabricante). Expansão higroscópica: este é um fenômeno que pode ser observado quando o gesso entra em contato com a água antes da sua presa inicial.

Por que o gesso é uma massa compacta?

A principal razão para o seu uso diversificado é que os materiais à base de gesso são de natureza única e suas propriedades podem ser facilmente modificadas por meios físicos ou químicos. A forma do Sulfato de Cálcio Diidratado, chamada gesso, geralmente é de cor branca ou amarelo-leitosa e é encontrada na natureza como uma massa compacta.

Como funcionam os gessos odontológicos?

A maioria dos gessos odontológicos contêm em sua composição substâncias retardadoras e aceleradoras da reação de presa. Isto faz com que o tempo de trabalho e o de presa sejam compatíveis para o uso, embora sirvam também para controlar a expansão de presa. – construção de troquéis – modelos unitário.

Postagens relacionadas: