Como é feito o diagnóstico da icterícia neonatal?

Índice

Como é feito o diagnóstico da icterícia neonatal?

Como é feito o diagnóstico da icterícia neonatal?

Como é feito o diagnóstico O diagnóstico inicial da icterícia é feito pelo pediatra por meio de exame físico, em que é observada a coloração amarelada do rosto, tronco e pés.

Como saber o grau de icterícia?

Normalmente a icterícia neonatal aparece de 3 a 10 dias do nascimento em primeiro lugar na membrana dos olhos, logo mais passando para o rosto, peito, barriga e finalmente braços e pernas e além do amarelo, um simples exame de sangue pode detectar e determinar o grau da icterícia.

Quais os sinais clínicos da icterícia neonatal?

No exame físico, a icterícia pode ser visualmente detectada por meio da digitopressão da pele do RN, sendo que a alteração passa a ser percebida com níveis de bilirrubina maiores que 4-8mg/dL. No entanto, impressão visual não apresenta relação direta com o nível sérico de bilirrubina.

Como se manifesta a icterícia?

Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.

Qual o valor normal da icterícia?

Icterícia Fisiológica O RN a termo apresenta icterícia visível com bilirrubina > 7 mg/dL, alcançando um pico de 6-8 mg/dL em torno do 3º dia de vida. Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.

O que é grau altíssimo de icterícia?

A icterícia traz preocupação quando os níveis muito altos de bilirrubina no sangue provocam uma alteração do sistema nervoso, tendo como consequência crises convulsivas, problemas auditivos e uma doença que se chama Kernicterus.

Como se manifesta a icterícia neonatal?

Segundo os especialistas, a icterícia neonatal se manifesta em cerca de 60% dos recém-nascidos, não tem sintomas adicionais nem costuma representar grandes riscos, desde que seja detectada e controlada rapidamente.

Como fazer o tratamento da icterícia do recém-nascido?

Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados. Entenda melhor como é feito o tratamento da icterícia fisiológica do recém-nascido.

Como tratar a icterícia do bebê?

Nessa situação, se não houver acompanhamento, existe o perigo de a criança ter complicações. Como tratar? O bebê deve ser avaliado diariamente, até a normalização dos níveis de bilirrubina. A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente.

Como tratar a icterícia materna?

Como tratar: em casos de icterícia mais importante, pode ser feita a fototerapia para controlar seus níveis no sangue, mas o aleitamento materno não deve ser interrompido, a não ser que seja orientado pelo pediatra. Esta icterícia desaparece naturalmente por volta do segundo ou terceiro mês do bebê.

Postagens relacionadas: