Qual é o objetivo da Psicologia Comunitária?

Índice

Qual é o objetivo da Psicologia Comunitária?

Qual é o objetivo da Psicologia Comunitária?

O objetivo da Psicologia Comunitária é o aprofundamento de consciência e o fortalecimento de uma identidade de sujeito da comunidade como responsável e ativo na transformação positiva da realidade.

O que é Psicologia da comunidade?

A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.

O que é atualidade em Psicologia Comunitária?

Significa manter a coerência entre a realidade cotidiana da comunidade e o olhar sensível que lhe permita ser o mais fiel ao observar, retratar e compreender essa cotidianidade comunitária.

Como surgiu a Psicologia Social Comunitária?

O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária. Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de doença mental.

Qual é o lema central da Psicologia comunitária?

O problema central da Psicologia comunitária não é a relação saúde e doença, prevenção e tratamento, mas a construção do indivíduo como sujeito de direitos, fortemente envolvido com a sua realidade social, que está ligada ao contexto onde reside.

Qual a importância do psicólogo comunitário para a sociedade?

A importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando, à dinâmica social do destino, a importância do sujeito como transformador da sua ...

É o conceito de comunidade?

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares. ...

Qual é a diferença entre psicologia social e comunitária?

Enquanto a psicologia social tende a se conter em maior medida, a psicologia comunitária tem uma natureza mais interdisciplinar: os profissionais dessa disciplina geralmente trabalham em conjunto com outros atores sociais e especialistas em diferentes áreas, a fim de resolver problemas.

Como podemos entender a psicologia comunitária?

A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes e a natureza e instituições sociais ou o seu empoderamento.

Como a psicologia comunitária pode contribuir para a minha cidade?

A Psicologia Social Comunitária brasileira tem muito a contribuir nesse debate, tanto com pesquisas sobre lazer, sustentabilidade e desenvolvimento como elaborando soluções para os principais problemas urbanos. ... Realidade esta mais humana, ética e sustentável. Esse é um campo em que o psicólogo pode e deve atuar.

Como trabalhar com a psicologia infantil?

A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes.

Qual é o desenvolvimento psicológico da criança?

Desenvolvimento psicológico. A criança desde o momento do seu nascimento é envolvida por um universo de linguagens, dentre as quais está fundamentalmente a linguagem verbal.

Qual a psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem foca o indivíduo e o desenvolvimento intelectual de suas capacidades; a Psicologia Experimental aplicada à Educação busca normalizar compor- tamentos e ações em que culpabilizavam aqueles que por algum motivo não se desenvolviam ou não aprendiam dentro do esperado.

Qual a linguagem na vida da criança?

A linguagem na vida da criança, Criança, Escola, Conceitos, Desenvolvimento psicológico, a lógica da criança, O pensamento na infância: em pauta a formação de conceitos, A comunicação da criança no espaço escolar.

Postagens relacionadas: