Quais os métodos de compressão utilizados na fabricação de comprimidos?
Índice
- Quais os métodos de compressão utilizados na fabricação de comprimidos?
- O que é compressão direta?
- Como é feito o comprimido?
- Quais as formas de obtenção de comprimidos?
- Quais as etapas de obtenção de comprimidos na indústria farmacêutica?
- Quais os tipos de revestimentos para comprimidos?
- O que é compressão direta e indireta?
- São vantagens da compressão direta?
- Qual a razão do comprimido ser em comprimido e não em pó?

Quais os métodos de compressão utilizados na fabricação de comprimidos?
Três técnicas básicas podem ser usadas para obtenção de comprimidos: granulação por via úmida, granulação por via seca e compressão direta.
O que é compressão direta?
A compressão direta trata-se de um processo de compressão de comprimidos “via seca”, exigindo apenas 3 etapas produtivas: a pesagem das matérias-primas, a mistura dessas matérias e por fim a compressão dos comprimidos.
Como é feito o comprimido?
Mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga, como o amido ou a goma arábica. Eles são compactados até ficarem uniformes.
Quais as formas de obtenção de comprimidos?
Os comprimidos podem ser obtidos pelas técnicas de compressão direta, granulação por via úmida ou por via seca (dupla compressão). A tendência atual é a compressão direta, onde os pós são misturados e imediatamente comprimidos.
Quais as etapas de obtenção de comprimidos na indústria farmacêutica?
A produção de comprimidos pode ser executada por tres processos diferentes: granulação úmida, granulação a seco ou compressão direta, como se descreve a seguir. Este processo é ainda muito utilizado na indústria farmacêutica e baseia-se na obtenção de granulado a partir da adição de um agente aglutinante.
Quais os tipos de revestimentos para comprimidos?
De modo geral, os equipamentos para revestimento de comprimidos ou preparações sólidas dividem-se em três tipos, a saber:
- Drageadeira tipo tangerina. ...
- Drageadeira tipo cone ou turbina. ...
- Sistema de revestimento de leito fluidizado.
O que é compressão direta e indireta?
Compressão Direta: neste caso a força é aplicada à superfície do material, o qual escoa perpendicularmente à direção de compressão; Compressão Indireta: neste caso as forças primárias aplicadas sobre o material são trativas, mas as forças realmente atuantes, que promovem a deformação são do tipo compressivas indiretas, ...
São vantagens da compressão direta?
Outra vantagem da compressão direta é a otimização da desintegração dos comprimidos obtidos, pois eles se desintegram em partículas primárias ao in- vés de grânulos, gerando um aumento da área superficial para dissolução e pode resultar em uma liberação mais rápida do fármaco.
Qual a razão do comprimido ser em comprimido e não em pó?
Comprimidos: em geral os comprimidos não devem ser partidos, pois este ato pode causar a separação não uniforme das partes do medicamento, ocasionando a ingestão de uma dose maior ou menor do que a desejada.