Como usar o aparelho de TENS?
Índice
- Como usar o aparelho de TENS?
- Para que serve o TENS?
- Como utilizar aparelhos de eletroterapia?
- Como usar o aparelho TENS em casa?
- Quais os parâmetros do TENS?
- Como funciona a eletroterapia?
- Porque o TENS alivia a dor?
- Quando usar eletroterapia?
- O quê eletroterapia e quando há indicação para uso hoje em dia?
- Qual a duração da TENS?
- Quais são os parâmetros para o uso do tens?
- Qual o mecanismo analgésico da TENS?
- Quais são os efeitos da fisioterapia tens?

Como usar o aparelho de TENS?
Como usar TENS corretamente
- Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
- Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
- Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
- Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.
Para que serve o TENS?
O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.
Como utilizar aparelhos de eletroterapia?
Esta técnica é realizada através do deslizamento do aparelho sobre à pele, após ter sido limpa e preparada com um gel, e o números de sessões é indicada pelo fisioterapeuta, de acordo com as necessidades de cada pessoa. O tempo de tratamento deve ser de no mínimo 5 minutos para cada área com 5 centímetros.
Como usar o aparelho TENS em casa?
Para iniciar o uso, o paciente deve higienizar a região e colocar as fitas de eletrodos sobre o músculo dolorido. Após selecionar a intensidade pré inscrita pelo fisioterapeuta ou orientada no manual de instruções do aparelho, o músculo começa receber a corrente elétrica necessária para relaxar a região.
Quais os parâmetros do TENS?
A freqüência de aplicação da TENS varia desde Hz, situados dentro do espectro biológico de aplicação da eletroterapia de Hz. Quanto à duração de pulso, esta varia de µs.
Como funciona a eletroterapia?
Como funciona a eletroterapia? Basicamente, a eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com dois objetivos: para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular.
Porque o TENS alivia a dor?
O motivo pelo qual o TENS é capaz de atuar na dor é que ele ativa um mecanismo do sistema nervoso, o sistema inibitório descendente de dor, por isso acaba por amenizar a dor. Não há efeitos colaterais e nem risco para quem o utiliza, o TENS não possui característica de dependência, diferente de alguns remédios.
Quando usar eletroterapia?
Veja alguns problemas que podem ser tratados com a eletroterapia:
- tendinites;
- mialgias;
- tensões musculares;
- bloqueios articulares;
- cicatrizações cirúrgicas;
- contusões;
- anquilose fibrosa;
- hipotrofia muscular;
O quê eletroterapia e quando há indicação para uso hoje em dia?
A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele.
Qual a duração da TENS?
A aplicação da TENS tem uma duração de cerca de 20 a 40 minutos, dependendo da intensidade do estímulo e pode ser feita num consultório por um fisioterapeuta ou em casa. Quando é indicada. A técnica TENS pode ser usada em alguns tipos de dor como dores relacionadas a artrite, ...
Quais são os parâmetros para o uso do tens?
Quais são os parâmetros para a aplicação do TENS? Na hora de fazer o uso do TENS é importante seguir alguns parâmetros básicos, garantindo a eficiência do tratamento e, claro, a segurança e o conforto do paciente. São eles:
Qual o mecanismo analgésico da TENS?
A atividade gerada nas fibras A-beta inibe a atividade em curso dos neurônios nociceptivos no corno dorsal da medula espinal. Adicionalmente, o mecanismo analgésico da TENS parece também estar relacionado à ativação de receptores para opióides endógenos, na medula espinal.
Quais são os efeitos da fisioterapia tens?
Os efeitos provocados pela fisioterapia TENS são analgesia, estimulação muscular, vasodilatação, redução de inchaço e estimulação da cicatrização de lesões em tecidos moles.