O que é o atendimento educacional especializado para o aluno surdo?

Índice

O que é o atendimento educacional especializado para o aluno surdo?

O que é o atendimento educacional especializado para o aluno surdo?

O Atendimento Educacional Especializado em Libras fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece ao aluno com surdez a compreensão desse conteúdo. Nesse atendimento há explicações das idéias essenciais dos conteúdos estudados em sala de aula comum.

O que é o Atendimento Educacional Especializado da pessoa com surdez e descreva os três momentos pedagógicos que estruturam o AEE voltado para a pessoa surda?

O AEE promove o acesso dos alunos com surdez ao conhecimento escolar em duas línguas: em Libras e em Língua Portuguesa . ... Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra.

Quais fatores devem ser considerados no ensino a um estudante com surdez no atendimento educacional especializado?

Resumo. A temática do processo educativo do aluno com surdez envolve importantes fatores que estão relacionados ao potencial cognitivo, social e afetivo.

O que é o atendimento educacional especializado para o aluno surdo e em quais horários esses atendimentos acontecem?

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar. ... 7º- Promover a formação continuada para os professores do AEE e do ensino comum, bem como para a comunidade escolar geral.

Quais são os direitos dos alunos surdos quanto o atendimento escolar?

De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.

O que é o AEE em Libras?

O AEE em Libras fornece ao aluno com surdez o acesso ao conteúdo curricular tomando por base conceitual a língua de sinais. Segundo Damazio (2007), esse momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum ocorre com um professor surdo ou ouvinte que seja proficiente em Libras.

Quais são os tipos de recursos que o professor precisa usar em sala de aula quando tem algum aluno com deficiência auditiva?

Sistema FM, Roger, MiniMic e afins. Os professores precisam aceitar usar toda e qualquer tecnologia disponível para ajudar o aluno com deficiência auditiva. Pode ser um sistema FM ou qualquer acessório wireless que melhore a relação sinal-ruído.

Quais tipos de atendimento que o AEE oferece?

O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

Quais são os recursos que devem ser usados no contexto de um aluno com deficiência auditiva?

No caso das pessoas com deficiência auditiva, necessitam de materiais diversificados em Língua Brasileira de Sinais (Libras), um intérprete, além de material adequado à sua deficiência, somando-se a isso a necessidade de professores habilitados e capacitados para trabalhar essas diversidades.

Quais são os ambientes educacionais para alunos com surdez?

Mais do que a utilização de uma língua, os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos.

Qual a contribuição de alunos com surdez na escola comum?

Estudos realizados na última década do século XX e início do século XXI, por diversos autores e pesquisadores oferecem contribuições à educação de alunos com surdez na escola comum ressaltando a valorização das diferenças no convívio

Por que os alunos com surdez podem ser prejudicados?

Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, lingüístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvi-mento da aprendizagem.

Por que a inclusão de pessoas com surdez na escola comum?

A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado. Conforme Dorziat (1998), o aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial.

Postagens relacionadas: