Quais são os nossos direitos e deveres?
Índice
- Quais são os nossos direitos e deveres?
- Quais são os nossos direitos?
- Quais são os meus direitos como cidadão?
- Como devemos lutar para melhoria dos nossos direitos enquanto cidadão?
- Quais são os nossos deveres na sociedade em que vivemos?
- Quais direitos Vocês já conheciam?
- Qual a melhor forma de defender nossos direitos hoje?
- Qual é a importância da luta por direitos em nossa sociedade?
- Quais são os direitos básicos de todo ser humano?
- Como devemos exercer nossa cidadania?
- Quando comemora-se o Dia dos Direitos Humanos?
Quais são os nossos direitos e deveres?
Alguns deles são:
- Escolher os governantes do país;
- Cumprir todas as leis e a Constituição;
- Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
- Respeitar os direitos das outras pessoas;
- Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
- Educar e proteger os seus semelhantes; e.
Quais são os nossos direitos?
Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Quais são os meus direitos como cidadão?
Direitos do Cidadão
- 1) Direito de ir e vir. ...
- 2) Direito de igualdade perante a Lei. ...
- 3) Direito de fazer ou deixar de fazer alguma coisa. ...
- 4) Direito de intocabilidade do corpo. ...
- 5) Direito à sua intimidade, sua vida privada, sua honra, sua imagem, sua correspondência, uas comunicações de informações ou dados e sua casa.
Como devemos lutar para melhoria dos nossos direitos enquanto cidadão?
ler e se manter atualizado é dever de todo cidadão, ferramenta indispensável para que que possa acessar seus direitos e que não seja lesado pela falta de informação, um mal que assombra a todos nós, sem exceção; em maior ou menor grau.
Quais são os nossos deveres na sociedade em que vivemos?
Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes; Educar e proteger nossos semelhantes, proteger a natureza; Proteger o patrimônio comunitário; proteger o patrimônio público e social do país; colaborar com as autoridades.
Quais direitos Vocês já conheciam?
Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser discriminado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação financeira.
Qual a melhor forma de defender nossos direitos hoje?
Respeitar cor, raça, religião, orientação sexual, é respeitar a Declaração Universal dos Direitos humanos, além de ser um gesto de amor, que infelizmente a sociedade vem esquecendo. Não hesite em propagar, realizar debates nas comunidades, escolas, faculdades entre outros espaços.
Qual é a importância da luta por direitos em nossa sociedade?
Porque quando não lutarmos pelos nossos direitos, toda a nossa vida civil e do estado também, estará correndo um risco enorme de cair por terra e todos farão o que querem sem se preocupar com a lei e com as sanções que nela acarretam.
Quais são os direitos básicos de todo ser humano?
Com trinta artigos, a Declaração descreve os direitos básicos de todo ser humano, garantindo vida digna para todos, ou seja, liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação, respeito, e tudo que for preciso para ter uma vida digna e feliz. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
Como devemos exercer nossa cidadania?
Devemos procurar o que é nosso, exercer nossa cidadania, para então poder viver na sociedade de maneira mais satisfatória. Um consumidor bem informado é aquele que sabe que, quando realiza um compra via internet ou telefone, tem direito de devolver o produto, em até 7 dias após o recebimento, apenas por simples desistência, arrependimento.
Quando comemora-se o Dia dos Direitos Humanos?
No Brasil comemora-se no dia 12 de agosto o Dia Nacional dos Direitos Humanos, e constitui um dia em que deve-se celebrar a humanidade e a coletividade. Quando sem fala em Direitos Humanos é preciso que haja vigilância constante e participação de todos, não só dos governantes.