Como planejar uma aula de educação física inclusiva?
Índice
- Como planejar uma aula de educação física inclusiva?
- O que você entende por educação física inclusiva?
- Como a inclusão pode ser inserida nas aulas de educação física?
- Como o professor pode favorecer práticas inclusivas na educação física?
- Como incluir é incentivar os alunos com deficiências nas aulas de educação física?
- Como funciona a educação física inclusiva?
- Como a educação inclusiva é necessária?
- Como a Educação Inclusiva pressupõe a inclusão?
- Como a educação física pode contribuir na educação física?
Como planejar uma aula de educação física inclusiva?
É interessante propor ações que valorizem as habilidades dos alunos com deficiência, utilizar estratégias de reforço positivo e evitar atividades eliminatórias. Alguns cuidados também devem ser observados para não se “adaptar demais”, pois o excesso descaracteriza o exercício e desmotiva os estudantes.
O que você entende por educação física inclusiva?
A Educação física inclusiva tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes. O convívio é um fator fundamental para que esse objetivo seja atingido.
Como a inclusão pode ser inserida nas aulas de educação física?
A Educação Física Inclusiva resulta do convívio social de todos os alunos, independente do seu talento, deficiência, origem sócio-econômica, étnica ou cultural, cujo objetivo é trabalhar corpo e movimento, sendo consideradas todas as características dos educandos em todas as suas dimensões, tais como: cognitivas, ...
Como o professor pode favorecer práticas inclusivas na educação física?
Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...
Como incluir é incentivar os alunos com deficiências nas aulas de educação física?
O professor de educação física consegue através de um processo de adaptação das aulas, desde que vá além de seus conhecimentos básicos, fazer com que exista coparticipação de alunos com e sem necessidades especiais no mesmo momento. Deve colocar seu aluno como prioridade e não o esporte ou a aula em si.
Como funciona a educação física inclusiva?
Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.
Como a educação inclusiva é necessária?
Muitas escolas públicas também não têm os recursos financeiros necessários para fazer as adaptações ou comprar os equipamentos necessários às necessidades de seus alunos com deficiência. Como você viu, a educação inclusiva é mais do que necessária para permitir que absolutamente todos tenham pleno acesso a uma formação escolar de qualidade.
Como a Educação Inclusiva pressupõe a inclusão?
A educação inclusiva pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que todos aprendem juntos, quaisquer que sejam as suas dificuldades. Nesse contexto, todas as disciplinas e em especial a educação física escolar passam do processo de exclusão para um de inclusão.
Como a educação física pode contribuir na educação física?
No contexto educacional brasileiro, a educação física era vista como disciplina voltada apenas à prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Contudo, após reformas na concepção da própria disciplina, percebeu-se que ela pode contribuir na educação moral e intelectual dos estudantes.