Que características profissionais um professor inclusivo deve cultivar?

Índice

Que características profissionais um professor inclusivo deve cultivar?

Que características profissionais um professor inclusivo deve cultivar?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.

O que é professor de educação especial?

Ministra e prepara o material didático das aulas de Educação Especial conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.

Quais as características de um profissional inclusivo?

Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo.

Como ser um bom professor de inclusão?

Porém, o professor precisa estar ciente de sua capacidade para tornar possível o processo inclusivo. Para isso, deverá buscar novos conhecimentos e melhorar sua formação, aprendendo novas formas de pensar e agir para atender as demandadas exigidas em sua atuação profissional.

Quem pode dar aula para alunos de educação especial?

Professores criativos ou que já tenham experiência com inclusão de crianças com deficiência no contexto dos ensinos fundamental e médio podem ser bons parceiros. Outra estratégia pode ser estabelecer parcerias com unidades escolares que ofereçam o atendimento educacional especializado (AEE).

O que é preciso para trabalhar como professor de apoio?

Como está estabelecido no inciso XIII do Art. 3° da Lei n° 13.146/2015, não há exigências técnicas referentes à formação. Apesar disso, a pessoa que vai exercer esse cargo precisa ter a sensibilidade mais aprimorada, porque é importante apresentar empatia e certa capacidade de convencimento.

Qual é o papel do professor na Educação Especial?

O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.

Qual o papel do profissional de apoio na educação inclusiva?

O papel do profissional de apoio na educação inclusiva contribui com a superação de barreiras por parte do aluno. Além disso, deve ajudá-los nas suas atividades básicas do dia a dia escolar, fornecendo uma grande possibilidade para o desenvolvimento de todas as suas competências.

Qual a importância da formação de professores na escola inclusiva?

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA CLASSE Nº 64 DE CEILÂNDIA SUL-BRASÍLIA/DF Joscileide Benícia dos Santos Carvalho ORIENTADORAS: Maria Aparecida Curupaná da Rocha de Mello e Ulisdete Rodrigues de Sousa Rodrigues BRASÍLIA/2015 2

Qual o perfil do docente de Educação Especial?

Este estudo tem como objetivo traçar um possível perfil profissional do docente de Educação Especial, fazendo uma referência à Educação Inclusiva e Professores Inclusivos, incidindo nas suas motivações, formação (inicial, contínua e especializada), avaliação, supervisão, teoria do peer coaching, funções e competências.

Qual o objetivo da educação inclusiva?

A educação inclusiva tem como objetivo assegurar que todos tenham o direito à educação. Ela valoriza as diferenças humanas e pressupõe a igualdade de oportunidades a todos os alunos. Dessa forma, provoca a transformação da cultura, das políticas e das práticas vigentes na escola, garantindo a participação e a aprendizagem de todos.

Postagens relacionadas: